DER solicita à Cetesb Licença Ambiental de Implantação corredor de ônibus entre Arujá e Itaquaquecetuba

Em janeiro deste ano Companhia Ambiental já havia concedido a Licença Ambiental Prévia; trecho faz parte do BRT Metropolitano Alto Tietê que atenderá as cidades de Arujá, Poá, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos

ALEXANDRE PELEGI

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) publicou no Diário Oficial desta quinta-feira, 07 de julho de 2022, comunicado de que recebeu o pedido de Licença Ambiental de Instalação (LAI) do DER-SP (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo) para as obras de duplicação, melhorias e implantação de corredor de ônibus entre os municípios de Arujá e Itaquaquecetuba, localizado na rodovia SP-056.

Como mostrou o Diário do Transporte, a Companhia Ambiental já havia concedido para o DER/SP a Licença Ambiental Prévia (LAP) para as obras.

A LAP é a primeira etapa do licenciamento. A Cetesb avalia a localização e a concepção do empreendimento e atesta sua viabilidade ambiental, além de estabelecer requisitos básicos para as próximas fases.

Já a LAI é o documento expedido pelo órgão ambiental que autoriza a instalação do empreendimento.

O trecho do corredor de ônibus Arujá – Itaquaquecetuba faz parte do BRT Metropolitano Alto Tietê que atenderá as cidades de Arujá, Poá, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos e é uma antiga promessa do Governo do Estado. De acordo com as primeiras previsões, a Contratação dos Projetos Básicos e Executivo deveria ocorrer no 1º semestre de 2013.  A previsão de início das obras era o 2º semestre de 2014 e a previsão de conclusão das obras após 2014.

Ao todo, o BRT Alto Tietê foi projetado para 20,2 km de extensão com demanda diária de quase 100 mil passageiros.

Em abril deste ano, como noticiou o Diário do Transporte, o DER-SP abriu licitação na modalidade de concorrência, tipo técnica e preço, para os serviços técnicos especializados de supervisão ambiental e social das obras de duplicação de corredor de ônibus na Rodovia Alberto Hinoto – SP 056. Relembre: DER abre licitação para supervisão ambiental da implantação do corredor de ônibus entre Arujá e Itaquaquecetuba

Os serviços, orçados em R$ 3,8 milhões (R$ 3.884.319,88), envolvem a supervisão de melhorias e implantação do corredor de ônibus na rodovia que liga as cidades de Itaquaquecetuba e Arujá, do km 30+700 ao km 43+180.

A SP-056 é um trecho é de importância regional devido ao intenso volume de tráfego com uma média diária de 30 mil veículos. É um dos principais corredores rodoviários do Alto Tietê.

Com o crescimento das cidades que estão no seu eixo, em vários momentos do dia, são registrados lentidão e congestionamentos.

Em maio de 2021 o DER realizou uma audiência pública virtual para apresentação das obras de melhorias e duplicação na rodovia Alberto Hinoto (SP-056). E em 18 de agosto de 2021 abriu a licitação para as obras de duplicação. O vencedor do certame ainda não foi definido.

O vencedor do certame ainda não foi definido.

Os investimentos do Governo de SP previstos são da ordem de R$ 400 milhões, com serviços que beneficiarão uma população de mais de 466 mil pessoas das cidades de Arujá e Itaquaquecetuba.

Importante corredor viário do Alto Tietê, a SP 056 registra movimento de 30 mil motoristas diariamente.

As obras para implantação do corredor estão divididas em quatro lotes, sendo o primeiro do km 30,7 ao 34,7; o segundo, entre os kms 34,7 e 40,1; o terceiro do km 40,1 ao 43,1; e o quarto para sinalização definitiva e semafórica.

Os serviços na SP-056 incluem recuperação da pista, dos acostamentos e duplicação. A SP-056 é importante para a Grande São Paulo, pois permite acesso a outras rodovias da região, tais como a Ayrton Senna (SP-070) e a Mogi-Dutra (SP-088).

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta