SPObras cancela sessão de abertura de proposta comercial de única licitante da concorrência para implantação do Trecho 1 do Corredor Radial Leste

Ônibus seguirão pela Rua Melo Freire (foto) até Aricanduva

Empresa municipal tornou sem efeito comunicado que convocava para esta terça-feira (05) sessão pública para divulgação do resultado do julgamento da proposta técnica

ALEXANDRE PELEGI

A SPObras, empresa municipal da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras da prefeitura de São Paulo, divulgou o cancelamento da sessão pública que seria realizada nesta terça-feira, 05 de julho de 2022, para divulgação do resultado do julgamento da proposta técnica da única licitante da concorrência para projetos de implantação do Trecho 1 do Corredor Radial Leste.

A publicação consta na edição do Diário Oficial da Cidade.

A convocação feita no sábado passado (02) informava que hoje às 14h30 seria divulgado o resultado da única licitante participante do certame, o Consórcio Projetista Corredor Leste I, formado pelas empresas Geométrica Engenharia de Projetos Ltda, EGIS – Engenharia e Consultoria Ltda e Multiplano Engenharia Ltda.

O texto da convocatória dizia ainda que, em não havendo recursos, a Comissão de Licitação faria a abertura do envelope nº 2 – Proposta Comercial do Consórcio.

A publicação não explica os motivos do cancelamento.

Como noticiou o Diário do Transporte, a SPObras divulgou em 06 de maio de 2022, a abertura de licitação para contratação de empresa ou consórcio de empresas para consolidação dos projetos básicos, serviços ambientais e projetos executivos da implantação do Trecho 1 do Corredor de Ônibus Radial Leste.

O Corredor será implantado entre o Terminal Dom Pedro II, na região central, e a Avenida Aricanduva, na zona Leste da capital. Inicialmente a concorrência havia sido lançada como BRT Radial Leste, e agora foi retificada para o termo “Corredor de ônibus”.

O contrato tem valor estimado para a execução de R$ 10 milhões (R$10.316.617,93).

A data e local de Entrega dos Envelopes foi marcada para o dia 21 de junho de 2022.

 

CORREDOR

O empreendimento do Corredor Radial Leste Trecho I faz parte do Programa Corredores de Ônibus da Zona Leste de São Paulo, integrante do Programa de Mobilidade Urbana, a ser implantado pela São Paulo Obras S/A – SPObras e operado pela São Paulo Transportes S/A – SPTrans, responsável pela gestão do sistema de transporte municipal de São Paulo.

O Programa Corredores de Ônibus da Zona Leste de São Paulo compreende 76 km de extensão viária em planejamento.

O Corredor Radial Leste Trecho I terá início no Terminal Parque Dom Pedro II por onde os ônibus caminharão sobre o viaduto Nakashima, adentrará na Avenida Alcântara Machado em nível e seguirá pela Rua Melo Freire até o entroncamento da Rua General Souza Neto com a Avenida Conde de Frontin, após 200m da Avenida Aricanduva.

Em conjunto com o BRT Aricanduva, o objetivo do Corredor é estabelecer uma ligação estrutural de grande capacidade e eficácia para a circulação de ônibus, desde o extremo sudeste da cidade até a região central, informa o edital publicado pela SPObras.

O Corredor de Ônibus Radial Leste trecho I (Corredor Leste – Radial 1) compreenderá 9,5 km de extensão viária em planejamento. Veja a localização:

A extensão viária deverá comportar ainda, além das faixas de tráfego, os passeios, ciclovias, travessias, passarelas, encontros viários, Obras de Artes Especiais – OAE, Obras de Artes Correntes – OAC, paradas, buscando preferencialmente a travessia para acesso às estações em nível.

O projeto deve contemplar a faixa destinada à ciclovia no trajeto.

O pavimento para as faixas exclusivas deverá ser em concreto, enquanto para a faixa de tráfego geral será do tipo flexível.

As Paradas deverão ser projetadas respeitando uma distância aproximada de 600 m. Deverão ser dotadas de plataformas conforme padrões definidos pela SPTrans. Deverão ainda ser dotadas de painéis eletrônicos informativos, de sinalização horizontal, vertical e semafórica específica para as travessias de pedestres.

As Paradas devem ser projetadas com aproximadamente 60 m de comprimento em estrutura metálica modular.

Estão previstas inicialmente 24 paradas ao longo do corredor sendo 12 no sentido Bairro-Centro e 12 no sentido Centro-Bairro:

Parada Rua da Figueira;

Parada Men de Sá;

Parada Hipódromo;

Parada Bresser;

Parada Dr. Fomm;

Parada Serra de Jairé;

Parada Tuiuti (Metrô Tatuapé);

Parada Serra do Japi (CB);

Parada Serra do Japi (BC);

Parada Monte Serrat;

Parada Altair;

Parada Alarico Silveira.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta