Aeronautas movem duas ações coletivas contra a ITA (Itapemirim Transportes Aéreos)

Um dos processos de sindicato é para saques de direitos trabalhistas e o outro é para entrega de documentos previdenciários

ADAMO BAZANI

O SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas) informou que nesta sexta-feira, 1º de julho de 2022, moveu duas ações coletivas contra a ITA (Itapemirim Transportes Aéreos).

Segundo a entidade, a medida foi tomada pela dificuldade de funcionários e ex-funcionários conseguirem dar entrada em alguns direitos trabalhistas.

O SNA explica que em uma das ações, o pedido é para que os aeronautas sejam autorizados a sacar os valores depositados nas contas vinculadas de FGTS da Itapemirim, assim como habilitados a receber as parcelas de seguro desemprego. Além disso, o sindicato diz solicitar a rescisão indireta e o pagamento das verbas rescisórias devidas aos tripulantes.

Na outa ação, é requerida a entrega ao SNA de documentos previdenciários relativos aos aeronautas contratados pela Itapemirim —LTCAT (Laudo Técnico das Condições de Ambiente de Trabalho) e PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), entre outros.

Fundada pelo empresário Sidnei Piva de Jesus, a ITA parou de voar em 17 de dezembro de 2021 sem aviso aos passageiros.

A empresa já recebeu multas da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que também tirou da empresa o direito de voar, e penalidades de órgãos de defesa do consumidor do Rio de Janeiro e São Paulo.

Por ordem da Justiça, Piva está afastado da gestão do Grupo Itapemirim, cujo principal atividade é o transporte de passageiros por ônibus rodoviários interestaduais.

Piva foi afastado sob suspeita de desvio de dinheiro da recuperação judicial do Grupo Itapemirim, inclusive com recursos retirados de credores da empresa de ônibus para a criação da ITA.

O empresário nega as acusações.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. carlos souza disse:

    Decreta logo a falência e confisca tudo dessa Orcrim disfarçada de grupo empresarial,pronto.Simples assim.Phyodhy@-se.

Deixe uma resposta