Metrô DF lança edital de expansão da linha em Samambaia

Dois novos pontos de parada serão próximo da UPA de Samambaia e junto ao Centro Olímpico. Foto: Divulgação / Metrô-DF.

Novo trecho terá 3,6 quilômetros de extensão e duas novas estações

WILLIAN MOREIRA

O Metrô do Distrito Federal (Companhia do Metropolitano do Distrito Federal) lançou nesta terça-feira, 28 de junho de 2022, um edital para licitar as obras de expansão da linha 1 do sistema, no ramal de Samambaia.

O novo trecho contará com duas novas estações em 3,6 quilômetros de novas vias, partindo do Terminal Samambaia.

“A expansão do metrô é uma necessidade da nossa população. Em nosso governo já inauguramos três estações e agora vamos cuidar da expansão da linha buscando melhorar a mobilidade no DF”, disse o governador Ibaneis Rocha, em nota divulgada para a imprensa.

Os dois novos pontos de parada serão próximo da UPA de Samambaia e junto ao Centro Olímpico, necessitando ainda três novas subestações de energia para suportar o tráfego de trens no trecho, ampliando a capacidade energética.

Com previsão de quatro anos de duração dos trabalhos de construção, o Governo do Distrito Federal espera investir R$ 362 milhões para, quando estiver em funcionamento, atender mais de 10 mil pessoas.

“Entendemos que o transporte metroviário é um modal importantíssimo para garantir uma mobilidade mais segura e confortável à população do DF. Continuamos trabalhando na modernização do nosso sistema e, agora, chegou o momento de dar a largada na expansão que os moradores de Samambaia esperam há muito tempo”, afirmou o presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, também em nota.

Atualmente, o sistema metroviário do Distrito Federal possui 42,5 quilômetros de extensão, 27 estações e atendendo em média 130 mil pessoas por dia, número menor em relação ao contabilizando antes da pandemia que era de 160 mil diariamente.

Willian Moreira para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta