Detran.SP oferece 9,3 mil vagas para renovação de CNH

Ação é voltada para motorista que não regularizou o documento vencido em março e abril de 2021. Foto: Divulgação.

Mutirão será realizado neste sábado (25), no Poupatempo

JESSICA MARQUES

O Detran.SP, em parceria com o Poupatempo, fará um mutirão para renovação de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) neste próximo sábado, 25 de junho de 2022.

Na ocasião, serão oferecidas 9,3 mil vagas para motoristas que tiveram suas habilitações vencidas em março e abril de 2021.

De acordo com dados do Detran.SP, cerca de 140 mil condutores estão com as habilitações vencidas neste período.

Também é possível regularizar a CNH pelos canais digitais do Detran.SP.

“O cidadão pode solicitar de forma online a renovação simplificada, sem necessidade de comparecer a uma unidade de atendimento. O único deslocamento obrigatório é para o exame médico em uma clínica credenciada ao órgão estadual de trânsito”, informou o Detran.SP, em nota.

A punição em caso de fiscalização de trânsito para quem não regularizar o documento no prazo correto é de sete pontos na carteira, além de multa no valor de R$ 293,47.

Confira abaixo o passo a passo para renovação, divulgado pelo Detran.SP: 

A renovação da CNH pode ser feita de forma online pelo portal do Detran (www.detran.sp.gov.br), pelo portal do poupatempo.sp.gov.br ou pelo aplicativo do Poupatempo digital.

Para realizar o serviço, a pessoa não pode ter nenhum bloqueio no prontuário como suspensão ou cassação do documento. Caso a pessoa opte por fazer o processo de forma presencial, deve ser feito agendamento da data no portal do Poupatempo – http://www.poupatempo.sp.gov.br no posto que deseja ser atendido.

Renovação das categorias C, D ou E: o primeiro passo é marcar exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas.

Para o condutor que vai renovar as carteiras de habilitação categorias A e B, selecione a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Detran. No caso de profissionais que exercem atividade remunerada é necessário que se faça também o exame psicológico.

Pague a taxa de emissão do documento no valor de R$ 116,50 (que inclui o envio pelos Correios (Banco do Brasil, Bradesco, Santander e casas lotéricas).

A CNH no formato digital, que é válido em todo o país, é disponibilizada por meio do aplicativo da CDT (Carteira Digital de Trânsito), da Serpro (Empresa de Tecnologia da Informação do Governo Federal) disponível nos sistemas operacionais Android e iOS.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta