Leme (SP) convoca nova empresa para assinar contrato de concessão do transporte coletivo
Publicado em: 23 de junho de 2022

Prefeito homologou resultado de Concorrência para a Viação Transbellaflor
ALEXANDRE PELEGI
A prefeitura de Leme, cidade no interior de São Paulo com cerca de 100 mil habitantes, homologou o resultado da concorrência para concessão do transporte coletivo municipal para a Viação Transbellaflor, única classificada do certame.
Em publicação no Diário Oficial do Estado o prefeito Claudemir Aparecido Borges informou que a empresa foi a vitoriosa na concorrência com proposta de tarifa de R$ 4,79.
A viação deverá agora assinar o contrato para iniciar a operação dos ônibus na cidade.
O Diário do Transporte noticiou que a prefeitura anunciou em 30 de abril deste ano a concorrência para concessão onerosa do serviço público de ônibus no município com prazo de 20 anos, prorrogável por igual período.
O certame foi realizado nessa terça-feira (21).
A prefeitura tentou licitar o sistema em 2021. A licitação, lançada no primeiro semestre, acabou suspensa pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado de SP) no dia 20 de abril daquele ano.
Após cumprir as determinações do Tribunal, a prefeitura retificou o edital e lançou a concorrência para o dia 13 de dezembro seguinte, mas o certame foi considerado deserto.
LICITAÇÃO
O transporte coletivo é atualmente atendido pela empresa Limatur, ligando o Centro aos bairros urbanos e rurais da cidade.
Em março de 2020 a prefeitura iniciou uma pesquisa sobre o transporte coletivo no município, iniciativa que fazia parte do Plano Municipal de Mobilidade Urbana.
O objetivo era realizar o levantamento de dados específicos do transporte coletivo urbano para embasar a futura licitação do transporte coletivo urbano.
A pesquisa visava definir itens como o valor mínimo da tarifa do transporte e ampliar e melhorar o serviço para a população.
Os entrevistadores aplicaram um questionário com dados primários para o cálculo da tarifa, e a quantificação de demanda de passageiros e de cada tipo de usuário conforme a tarifa cobrada (tarifa normal, tarifa reduzida em 50% – estudantes ou gratuidade – idosos).
Todas as linhas do transporte coletivo foram percorridas, em diversos horários nos períodos da manhã, tarde e noite, de segunda a sábado.
A pesquisa serviu de base para um estudo que verificou as condições reais do transporte coletivo em Leme, bem como tarifas, linhas, horários, condições dos veículos utilizados, pontos e mobiliários urbanos, etc.
O estudo final orientou a montagem do processo licitatório em 2021, que no entanto não conseguiu atrair interessados.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Fico feliz em saber que leme sp vai recereceber uma nova empresa leme merece a limatur so tem já não é uma empresa mais compromissada com nossa cidade onibus veio limites de horario onibus so até sabado até o almoco então ficamos feliz em saber da nova empresa que seja bem vinda .
Seria bom que fizesse o horário sábado de manhã e a tarde no taquari ponte