Leme (SP) tem apenas uma empresa classificada e habilitada em licitação do transporte coletivo

Cidade com 100 mil habitantes fica às margens da Rodovia Anhanguera. Foto: prefeitura de Leme (SP)

Viação Transbellaflor apresentou proposta de tarifa no valor de R$ 4,79

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de Leme, cidade no interior de São Paulo com cerca de 100 mil habitantes, divulgou nesta quarta-feira, 22 de junho de 2022, o resultado inicial da concorrência para concessão do transporte coletivo municipal.

Em publicação no Diário Oficial do Estado a Comissão de Licitação informou que a Viação Transbellaflor foi a única empresa habilitada e classificada no certame, com proposta no valor de tarifa de R$ 4,79.

Como mostrou o Diário do Transporte, o prefeito Claudemir Aparecido Borges anunciou em 30 de abril deste ano a concorrência para concessão onerosa do serviço público de ônibus no município com prazo de 20 anos, prorrogável por igual período.

O certame foi realizado nessa terça-feira (21).

A prefeitura tentou licitar o sistema em 2021. A licitação, lançada no primeiro semestre, acabou suspensa pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado de SP) no dia 20 de abril daquele ano.

Após cumprir as determinações do Tribunal, a prefeitura retificou o edital e lançou a concorrência para o dia 13 de dezembro seguinte, mas o certame foi considerado deserto.


LICITAÇÃO

O transporte coletivo é atualmente atendido pela empresa Limatur, ligando o Centro aos bairros urbanos e rurais da cidade.

Em março de 2020 a prefeitura iniciou uma pesquisa sobre o transporte coletivo no município, iniciativa que fazia parte do Plano Municipal de Mobilidade Urbana.

O objetivo era realizar o levantamento de dados específicos do transporte coletivo urbano para embasar a futura licitação do transporte coletivo urbano.

A pesquisa visava definir itens como o valor mínimo da tarifa do transporte e ampliar e melhorar o serviço para a população.

Os entrevistadores aplicaram um questionário com dados primários para o cálculo da tarifa, e a quantificação de demanda de passageiros e de cada tipo de usuário conforme a tarifa cobrada (tarifa normal, tarifa reduzida em 50% – estudantes ou gratuidade – idosos).

Todas as linhas do transporte coletivo foram percorridas, em diversos horários nos períodos da manhã, tarde e noite, de segunda a sábado.

A pesquisa serviu de base para um estudo que verificou as condições reais do transporte coletivo em Leme, bem como tarifas, linhas, horários, condições dos veículos utilizados, pontos e mobiliários urbanos, etc.

O estudo final orientou a montagem do processo licitatório em 2021, que no entanto não conseguiu atrair interessados.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Maurício Reis disse:

    Leme precisa sim de novos ônibus coletivos na cidade e mais conforto pra propulaçao Lemense e precisa sempre evoluir pra melhor em tudo

  2. Andreia disse:

    É uma vergonha vendo isso afalta de enterresse na cidade por isso que alimatur aproveita é coloca na rua onibus quando ela que por que é uma vergonha nao ter onibus no domingo é feriado

  3. Izalela souza disse:

    Uma vergonha não tem horas de ônibus o dia inteiro e piora fim de semana não dá nem usar pra ir pra escola pq não passa no horário de aula aqui perto de casa só passa de manhã 2 vezes depois atarde 3 vez é um descaso com a população que depende do trasporte #fora limatur

  4. Jeferson disse:

    Desde que vim a cidade , Não vi um ônibus se quer passar nos bairros e Tb não tem pontos para identificar

  5. Agnaldo canteli disse:

    E sou lemense fui muito para cidades vizinhas cidade pequena mais que o transporte coletivo trabalha leva a serio a onde a limatur tem se importado com isso compra onibus veio pinta joga na rua para o povo pagar tarifas em transporte que sai de linha devia valorizar nossa cidade por ser ima empresa velha na cidade envestir para não perder seu lugar mais pelo que vemos e isso leme buscando la fora um empresa que realmete quer trabalhar parabéns ao nosso prefeito a tual pelo dedicação e a atitude de resolver esse pobrema que não vem de hj mais a muito tempo na nossa cidade seja bem vinda a novo empresa do transporte coletivo em leme-sp

Deixe uma resposta