Seguranças das linhas 8 e 9 passam a usar câmeras corporais
Publicado em: 21 de junho de 2022

Equipamentos têm como finalidade trazer maior transparência nas atuações dos agentes da concessionária
WILLIAN MOREIRA
A partir desta quarta-feira, 22 de junho de 2022, os Agentes de Atendimento e Segurança da concessionária ViaMobilidade, passam a utilizar as câmeras corporais (bodycams) durante o trabalho nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda do sistema ferroviário urbano de São Paulo.
Segundo a concessionária, a intenção é trazer ainda mais transparência nas situações de atuação da segurança, registrando toda a ação.
Os agentes vão portar o equipamento fixado no peito durante toda a rotina de trabalho, com a obrigação de iniciar as gravações quando for realizar qualquer tipo de abordagem a um passageiro ou grupo de pessoas, por exemplo.
Ao longo das duas linhas foram instaladas estações base para o descarregamento das imagens registradas, para uma apuração se for necessário.
“A chegada das bodycams nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda mostra o alinhamento da concessionária com as novas tecnologias de apuração de ocorrências para melhor atender a população”, diz Hamilton Trindade, Gerente Executivo de Atendimento da ViaMobilidade Linhas 8 e 9, em nota divulgada para a imprensa.
O uso do equipamento nas duas linhas segue o alinhamento da empresa na implantação das câmeras, algo que o Diário do Transporte mostrou em fevereiro deste ano, quando os agentes das linhas 4-Amarela e 5-Lilás passaram a usar as bodycams.
Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte