Seguranças das linhas 8 e 9 passam a usar câmeras corporais

Nas linhas 4 e 5 do Metrô também operadas pelo Grupo CCR, o dispositivo já faz parte do uso diário dos colaboradores. Foto: Diário do Transporte

Equipamentos têm como finalidade trazer maior transparência nas atuações dos agentes da concessionária

WILLIAN MOREIRA

A partir desta quarta-feira, 22 de junho de 2022, os Agentes de Atendimento e Segurança da concessionária ViaMobilidade, passam a utilizar as câmeras corporais (bodycams) durante o trabalho nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda do sistema ferroviário urbano de São Paulo.

Segundo a concessionária, a intenção é trazer ainda mais transparência nas situações de atuação da segurança, registrando toda a ação.

Os agentes vão portar o equipamento fixado no peito durante toda a rotina de trabalho, com a obrigação de iniciar as gravações quando for realizar qualquer tipo de abordagem a um passageiro ou grupo de pessoas, por exemplo.

Ao longo das duas linhas foram instaladas estações base para o descarregamento das imagens registradas, para uma apuração se for necessário.

“A chegada das bodycams nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda mostra o alinhamento da concessionária com as novas tecnologias de apuração de ocorrências para melhor atender a população”, diz Hamilton Trindade, Gerente Executivo de Atendimento da ViaMobilidade Linhas 8 e 9, em nota divulgada para a imprensa.

O uso do equipamento nas duas linhas segue o alinhamento da empresa na implantação das câmeras, algo que o Diário do Transporte mostrou em fevereiro deste ano, quando os agentes das linhas 4-Amarela e 5-Lilás passaram a usar as bodycams.

Relembre: Seguranças das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, em São Paulo, passam a usar câmeras a partir desta segunda (14)

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

 

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta