VLP de São José dos Campos (SP) já transportou quase 25 mil passageiros

Balanço foi divulgado pela Prefeitura. Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

Operação piloto foi iniciada há cinco meses

JESSICA MARQUES

O sistema de VLP (Veículo Leve sobre Pneus) de São José dos Campos (SP) já transportou quase 25 mil passageiros.

A informação foi divulgada pela Prefeitura, em nota.

Os veículos, 100% elétricos, começaram a operar há cinco meses em formato de teste entre a região sul e o centro de São José.

Segundo a Prefeitura, no mês de maio, o VLP bateu um novo recorde com 6.589 usuários transportados. Ao todo, foram 3.795 quilômetros rodados em 241 viagens.

OPERAÇÃO

O VLP percorre um trajeto criado para o teste do modal e utiliza a estrutura dos pontos de ônibus já existentes.

Futuramente, o veículo irá percorrer a Linha Verde, corredor expresso que está em construção e que terá estações especiais de embarque e desembarque, projetadas para o modal.

As viagens são realizadas durante a semana, de segunda-feira a sexta-feira, nos sentidos região sul/Terminal Central e sentido contrário, em um percurso de cerca de 11 quilômetros por viagem, entre 10h e 16h. Não há cobrança de passagem.

A fase experimental segue até o início da operação do novo sistema de transporte coletivo com veículos elétricos e com a entrega da primeira etapa da Linha Verde.

“A operação está sendo monitorada por técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana e comprovou a eficiência energética dos veículos, que trafegam em média 250 quilômetros com carga cheia. O carregamento completo de cada veículo dura cerca de três horas. Os veículos são carregados na estação de carregamento do Terminal sul 1, no Campo dos Alemães“, detalhou a Prefeitura, em nota.

TRAJETO

Para a operação piloto, foi elaborado um trajeto especial ligando a região sul, a mais populosa da cidade, até o terminal Rodoviário de São José.

Nas viagens experimentais, os VLPs trafegam pelos principais corredores das regiões central e sul, como as avenidas São José e Madre Thereza, Dr. Adhemar de Barros e Heitor Villa Lobos, pontos de integração como a Praça do Rotary, além das avenidas Florestan Fernandes (Anel Viário), Dr. João Batista de Souza Soares e Estrada Velha, cortando as ruas Bacabal e Candeias, passando pelo Condomínio Eldorado e com ponto final na rua Manuel Vieira, em frente a faculdade Anhanguera. No total, São José adquiriu doze veículos articulados 100% elétricos, que serão integrados ao transporte público.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta