Desembarque em ônibus de Barueri (SP) não será mais permitido pela porta do meio

Porta do meio é destinada ao embarque e desembarque de cadeirantes. Foto: Arleno Marques / Secom.

Passageiros só poderão desembarcar pela porta traseira; objetivo é evitar acidentes

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Barueri (SP) informou, em nota, que o desembarque nos ônibus da cidade não será mais permitido pela porta do meio.

Assim, os passageiros deverão desembarcar apenas pela porta traseira, em todas as linhas. A mudança entra em vigor a partir desta segunda-feira, 20 de junho de 2022.

O objetivo, segundo a Prefeitura, é evitar acidentes.

A decisão foi tomada por meio do Departamento de Transporte da Secretaria de Governo, junto com a Benfica Barueri Transporte e Turismo (BBTT).

“A medida foi tomada devido a acidentes com o desembarque de usuários de ônibus pela porta do meio, que passa a ser utilizada, especificamente, para o embarque e desembarque de cadeirantes”, detalhou a Prefeitura, em nota.

Ainda segundo justificativa, “a mudança se dá pelo fato de o procedimento trazer maior segurança para os passageiros, uma vez que o desembarque após o eixo traseiro evita acidentes com maiores gravidades”.

APLICATIVO

Os ônibus municipais e intermunicipais da Benfica BBTT contam com GPS e são monitorados. Além disso, por meio do aplicativo CittaMobi, o usuário que estiver em determinado local pode saber sobre itinerário e acompanhar ainda quanto tempo falta para que o ônibus esperado passe pelo ponto de embarque.

Para mais informações, basta acessar o site benficabbtt.com.br ou entrar em contato pelo número (11) 974236225 – SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente).

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Wlamir buzzo disse:

    Proibir descer pela porta do meio não vai trazer nenhum benefício onde os ônibus andam abarrotado como vai fazer pra chegar até a última porta

  2. Sandra disse:

    Bom para linha T245 isso vai ser um problema. Tanto no itinerario da ida quanto no da volta e porque, o o ibus abarrotado, não dá pra sair da catraca e descer na última porta. A porta do meio é um respiro para desembarque. E essa história de acidentes pelo desembarque pela porta do meio, pra mim é conversa. Ônibus cheio abarrotado não cabe cadeirante vai fazer como? Isso não vai durar muito tempo. A não ser que aumentem a frota e os horários das linhas.

  3. Andrea souza disse:

    Nossa que chato isso, os ônibus são super lotados, isso não e evitar acidentes, isso e atrapalha as pessoas que usa o trasporte pulblico,quem tomou essa decisão, não está pensando nas pessoas que usa o transporte , já não basta tira os cobradores, e joga a responsabilidade no motorista, olha parabéns pra quem tá dificultando o trasporte pulblico!

  4. Vivi disse:

    O único que se beneficia e a empresa, pois não precisará fazer manutenções nas portas com regularidade. Para o cidadão, fica a frustração de ter que andar num ônibus lotado e ainda ter que passar por uma multidão antes de descer. Mais uma vez o empresários saem ganhando e com o apoio da prefeitura, com uma desculpa mais sem sentido da história.

  5. Maria Nilza Santos disse:

    Quando o ônibus tá lotado a porta do meio é necessário abrir se não fica muito difícil, acidentes acontecem se o motorista não estiver com atenção.esses dias atrás o motorista fechou a porta traseira com migo, dei um monte de grito isso aconteceu porque ele tava conversando com uma moça, aí acontecem independente da porta ,ok tem que ter é mais
    atenção..

  6. Sandra disse:

    Mudem os bancos de prioridades para a parte traseira tbm.sejam inteligente.

  7. Kleber disse:

    Pra mim essa atitude só vai atrasar o desembarque dos passageiros principalmente quando os ônibus estiverem lotados. Essa desculpa de mais segurança é esfarrapada. Se realmente fosse pensar em maior segurança descer pela porta do meio seria mais segurança aos passageiros.

  8. Kleber disse:

    Concordo. A porta do meio é mais fácil para o motorista ver e terá mais rapidez no desembarque de passageiros. Uma idéia ridícula e quem concordou não tem noção nenhuma.

  9. Samuel disse:

    O serviço já é de péssima qualidade com carros sempre lotados e estado de conservação também horríveis agora com essa nova prática de utilizar apenas a porta traseira penas irá atrasar o desembarque dos passageiros

  10. ANDERSON ALESSANDRO OLIVEIRA ARAUJO disse:

    Olha… isso não é para evitar acidentes… Isso é pra evitar danos ao elevador de cadeirante, que fica na porta do meio… Em Taboão da Serra, os ônibus novos já tem esse tipo de aviso. Se é exclusivamente para evitar acidentes, o que as empresas vão fazer com os ônibus que tem a porta traseira no meio???

  11. vagligeiro disse:

    Este tipo de ideia começou com a Urubu, a empresa que tem carros em Osasco, Santana de Parnaíba, serviços EMTU e outras cidades. Ela sempre usou deste com a desculpa de “evitar danos aos elevadores”.

    Agora todos os carros da Viação Osasco e Benfica / Ralip tão com esta “frescura”. Céus.

    “Ah, mas porta do meio causa acidentes”. NÃO.

    O que causa acidentes é distração, seja do motorista, seja de algo ato que o passageiro provoca ao motorista. Bons motoristas sabem onde parar – e infelizmente muitos motoristas estão ultimamente abusando.

    Espero que um dia a galera se una em protesto por um transporte melhor, e cobre DAS EMPRESAS E EMPRESÁRIOS posições corretas, seja valorizando o profissional, seja evitando idiotices como esta de “proíbir o uso da porta do meio”.

    Em tempos: a Danúbio / Grupo Vida tem alguns veículos que tem apenas a porta traseira e o elevador agregado a ela.

  12. Lizandra Moraes disse:

    Totalmente absurdo, esse aplicativo não funciona sábados, domingos e feriados, o site mostra um tabela de horário que não é cumprida nos domingos e feriados , enfim , mais uma decisão unilateral a favor da Benfica que presta um péssimo serviço ao usuário que é obrigado a utilizar um ônibus lotado todos os dias , que vai ser impossível acomodar todas as pessoas no fundo do ônibus , se todas as vezes não conseguimos nem entrar no ônibus de tantas pessoas dentro. Deveria haver uma concorrência, colocar outra empresa pra transportar , queria ver a Benfica não mudar o atendimento. Mas infelizmente a prefeitura também contribui pra isso, o munícipe é o que menos importa , somente na época e eleição !!

  13. Bonfim Pinheiro Maciel disse:

    Tudo isso é palhaçada. falta de respeito com usuários. Vamos ver se vai por mais ônibus nas linhas.Para não andar lotados. Isso eles não fala

  14. Willian disse:

    Isso se resume em uma única palavra, PALHAÇADA, pois quem implantou essa lei não utiliza transporte público, por isso ficam nessa patifaria e ainda fala para diminuir o risco de acidente. Os ônibus andam abarrotados de passageiros, e antigamente, já com o cobrador ajudando e auxiliando o motorista no fechamento das portas já acontecia de prender passageiros nas portas agora imagina só com o motorista para olhar tudo. A prefeitura de Barueri junto com a Benfica, ao invés de ficar fazendo isso, porque não volta os cobradores para todas as linhas para voltar a gerar EMPREGO ao invés de gerar DESEMPREGO, pois nessa brincadeira, mais de 200 pai e mãe de família perderam o emprego com tudo isso. #boraolharparaopovo #eleicaotalogoai

  15. Willian disse:

    Querem realmente evitar acidentes? Volta o embarque pela porta traseira e o desembarque pela porta dianteira, só assim para o motorista enxergar realmente o desembarque para não prender ou até mesmo sair arrastando o passageiro.

  16. Willian disse:

    Aumentar o valor da condução sabem, agora não tem o que fazer, não tem o que falar e vem com conversa fiada para cima da população, aí não dá né. Vocês acham que somos bocós né, só pode. Se a população se unir e ficar uma semana sem utilizar os transportes públicos, eu quero vê se eles não para com essa patifaria. Quem tiver que ir trabalhar, ir para médico ou resolver assuntos pessoais, vai de carro, de Uber se for perto de casa vai a pé mesmo. Deixa de utilizar o transporte público por uma semana para ver o quanto eles perdem de receita no bolso aí sim acaba com essa historinha de evitar acidentes.

  17. Antônio Honorato da Silva disse:

    Este número de celular acho que nem existe,pois passei dois meses tentando ligar no mesmo nunca atende,tentei reclamar dos abilidosos motoristas treinados desta empresa que são bons em fechar cruzamentos e parar em cima de faixas e ainda acham ruim se você passar em frente ao onibus

  18. Alaide Maria da Silva disse:

    Isso é um absurdo, não tem nada haver,de acontecer acidente,tem é que colocar os cobradores de volta,para facilitar para o motorista e tbm ter mais carros,a população é grande e os ônibus anda iper lotados, isso sim pode causar acidentes de todos os tipos,,pensa no Povo, pô,Eles é que faz sua Empresa,,

  19. Elaine disse:

    Maravilha! O serviço que deveria melhorar,só piora a cada dia mais,! …… Coloca todos esses imbecis que concordaram com esse abuso,pra pegar ônibus lotado e cada um descer em um ponto diferente, vamos ver se eles vão conseguir descer no ponto certo ,sem atropelar os restantes dos passageiros! Mano que palhaçada!

  20. Marcio Ferreira disse:

    Em Santo André é assim. Desembarque pela porta do meio somente pra cadeirantes. E funciona normal para todos os passageiros. Nunca vi ninguém reclamar.

  21. Pietrosenna@hotmail.com disse:

    Eu convido os autores dessa iniciativa a usar o ônibus três dias só pra ele vê na realidade como funciona.na Av zelia entre seis e sete horas passa 4 e 5 ônibus e não para no ponto.porque não tem como entra mais ninguém.que tira aprova da realize pergunte aos seus motorista.isso é um absurdo

  22. Dênis Douglas disse:

    Como dito acima, isso não veio da prefeitura e sim da empresa, que já vinha anunciando desde o dia 9 nos carros que atendem Itapevi tanto municipal como EMTU. Agora é ver se valerá a pena, pois no horário de pico é impossível cruzar o veículo todo (Vip II em sua maioria) para desembaracar

  23. Ewerton disse:

    Ao invés de trazer soluções, infelizmente a Benfica Barueri vai gerar mais problemas. Devido a quantidade insuficiente de ônibus, na maioria do tempo estão superlotados. Proibindo o desembarque pela porta do meio vai gerar ainda mais aglomeração e caos no desembarque. Quando tiverem ideias de mudanças, peguem vocês o ônibus lotado e por experiência perceberão o quão inviável é está ação.

  24. Donizeti disse:

    É motorista dirigindo e cobrando,e agora desembarque só por uma porta,e quer que o transporte ande no horário,assim fica difícil.

  25. DAVID LIVINGSTONE SILVA FONTES disse:

    Tá de palhaçada essa prefeitura, isso falta do que fazer.
    Quer dizer se o passageiro se acidentar no desembarque pela porta traseira, a prefeitura também vai proibir os passageiros de descerem pela porta traseira.
    Prefeitura vai procurar o quê fazer deixa de enxer o saco da população 💪

  26. Benedito Moreno disse:

    Tem muita coisa para a prefeitura fiscalizar
    Qual é o problema de os passageiros decerem pela porta do meio?

  27. Edilson disse:

    Palhaçada

  28. Andreia disse:

    Espero que o motorista tenha paciência para esperar o passageiro desembarcar, porque o ônibus que eu pego as vezes é necessário descer pela porta da frente de tão lotado kkkk imagina ter que descer somente pela porta traseira.
    A porta do meio ajuda muito !
    Espero que tenham a paciência

  29. Alaide Maria da Silva disse:

    Eu entendi que o povo é culpado,por essa decisão,pois muitas vezes ,os passageiros ficam encima do motorista ,impedindo a entrada dos próximos passageiros,e assim sendo agora todos vão ter que ir para tras, decisão bem pensada, e tbm fica um tal de descer pela a porta da frente, Desculpe o comentário anterior,,

  30. Paula disse:

    Agora vem a porcaria da famosa justa causa para nós cobradores. Onde com ônibus lotado. Muitos vão querer descer na frente pagando em dinheiro querendo que gira a catraca e outros com cartão passa pra mim vou descer no próximo. Virou a casa da mãe Joana. Vala me Deus.

  31. James ernandes de jesus friash disse:

    Barueri e igual cada bonita por fora, aí vc entra a casa e TD suja quebrada caindo os pedaços

  32. Mari disse:

    Frescura,por mais ônibus na linha ninguém pensa em por,A demora para um passar um ônibus está demorando mais de 20minutos,final de semana piorou,ônibus lotado e não querem abrir as duas portas,não é vocês que estão dentro.

  33. Luiz Alberto Alves disse:

    Aqui em Barueri a Benfica faz o que quer, a Ralip a mesma coisa pois são parentes os donos, os pontos de ônibus sempre lotados demora de passar os ônibus, ônibus super lotado e fora alguns motoristas ignorantes com o usuário, precisa muito de mais fiscalização positiva e firme.

  34. Luiz Alberto Alves disse:

    Espero terem recebido minha queixa e resolvam alguma coisa.

  35. MARCIO disse:

    Para desativar a porta do meio , teria que sancionar uma lei que proíbe ônibus carregar passageiros em pé , somente sentado ! Aí sim daria para deixar somente a porta traseira funcionando, fazem isso para prejudicar o usuário, essa pessoa que inventou isso nunca andou de ônibus cheio para ela ver como é complicado vc andar o corredor inteiro lotado para descer lá atrás , só para prejudicar o usuário, não tem outra explicação ,

  36. MARCIO MARTINS disse:

    Deveriam sancionar uma lei que proíbe passageiros viajarem em pé, e por mais ônibus nas linhas , se não tem condições, é só colocar outra empresa para ajudar e não tirar o benefício do usuário , a porta do meio adianta e muito o usuário até menso para se locomover na condução !

  37. Maria luciene disse:

    Quem fez esse decreto nunca nem ando de ônibus isso e um absurdo

  38. Marco antinio Marcão disse:

    Porque nao gastam a mesma energia em algo que possa melhorar o transporte público, trazer mais qualidade no transporte para o usuário, ao invés disso ganham tempo pra complicar mais ainda, gestão ruim dessa secretaria, a Benfica dispensa comentários..

  39. Andréia disse:

    Ficou uma merda precisamos que facilitem nossa vida e não causar esse auê que tá agora p a descer affs me desculpem mas quem teve essa ideia não deve precisar do transporte público

  40. Iraci Fernandes disse:

    Acho isso um absurdo os passageiros saem só pela porta de trás o ônibus sempre anda lotado é difícil chegar até o fundo para sair o prefeito deveria se preocupar é com a saúde do município que está uma porcaria fui no sameb e nunca passei tanto nervoso na minha vida, depois que o prefeito privatizou a saúde ficou tudo muito ruim uma porcaria é impossível se agendar exames online meus exames estão vencendo e eu não consigo mostra-los para o médico

  41. Aniajairo Pereira Marques de Souza disse:

    Eu estudei mobilidade urbana, e essa decisão não é compatível.
    Tenho artrite e artrose, como faço? Pois isso não conta como debilitado. Para se movimentar dentro de um ônibus, que eu saiba tem que ser respeitado, e o motorista não é formado para respeitar essa condição.
    Porém as empresas têm conhecimento, isso é desrespeito ao usuário.
    Vamos fazer um comunicado ao Ministério Público sobre essa imposição das empresas.

  42. André disse:

    Isso é um absurdo pois esses empresários de transporte urbano não tem noção de como é ficar dentro de um ônibus lotado onde os passageiros não tem noção de espaço e ainda vêm com essa palhaçada de não permitir o desembarque pela porta do meio onde facilita a vida daqueles que pagam pra sofrer.

  43. Rodrigo Santos disse:

    Transporte público de Barueri é um vergonha, tarifa alta comparada o km rodado, uma frota municipal que não tem um ônibus com ar condicionado, ônibus sempre lotados, intervalos absurdamente enormes, Agora essa sem poder desembarcar pela porta do meio, cadê a estatística de acidentes pela porta central ?? PALHAÇADA Benfica, secretaria de transporte de Barueri…

  44. RAFAEL HENRIQUE COSTA PEIXOTO disse:

    Vamos a fatos:
    1- Se é para precaver acidentes, permite que somente cadeirantes embarquem e desembarquem.
    2- Ônibus lotado, não há como ir para atrás. Aceito uma determinação de quem não pega ônibus.

    Sua lógica é oportunista.

  45. Welber disse:

    Eles querem é que vai todo mundo pra trás para caber mais passageiros. É aquela história de “um passinho pra trás por favor”; “um passinho pra trás para o pessoal entrar”. E cada vez o ônibus fica mais lotado.
    É uma falta de respeito colocar o cidadão para atravessar o mundo de gente dentro de ônibus para sair por uma porta no fundo do carro, se esfregando em todos os outros que estão de pé.

  46. Daniela disse:

    O pobre não tem um minuto de paz! Quem pega ônibus lotado sabe o sufoco que é. As vezes, você mal consegue chegar na catraca, de tão lotado, agora imagina atravessar o mar de gente, num ônibus estrumbado (quem pega o 245, por exemplo, entende o que estou falando) pra chegar na última porta. Essa justificativa de “evitar acidentes”, não faz muito sentido. Qual é a diferença de descer na porta no meio e na de traseira? Fico inconformada com decisões como essa, que não são pensadas em nenhum momento no passageiro. Lamentável :/

Deixe uma resposta