Passageiros relatam lentidão e trem quebrado na linha 9-Esmeralda na manhã deste sábado (11)

Passageiros tiveram de desembarcar, segundo usuários

Usuários também apontam superlotação. Diário do Transporte procurou a ViaMobilidade que respondeu só depois de uma hora

ADAMO BAZANI

Passageiros da linha 9-Esmeralda, operada pela ViaMobilidade, relatam lentidão e trens parados entre 10h e 11h30 deste sábado, 11 de junho de 2022.

O leitor David Vieira é um destes usuários.

Ele conta que ficou por um longo período parado dentro do trem, fechado, entre as estações Primavera/Interlagos e Autódromo, no sentido Osasco.

No período, apenas uma via foi liberada, segundo o passageiro.

A composição teve de retornar e, de acordo com fotos do leitor, estava lotada.

“A falha ocorreu das 10h15 e começou a normalizar às 11h30” – disse Vieira

Outros passageiros relatam que o problema foi tão grande que as equipes da ViaMobilidade tiveram de devolver os bilhetes pagos pelos usuários.

Nos canais oficiais da ViaMobilidade, a empresa só citava manutenções, mas não o problema real, o que atrapalhou a quem a concessionária dos Grupos CCR e Ruas chama de cliente.

Pela necessidade de devolução dos bilhetes, pela quantidade de relatos, inclusive com vídeos e fotos, era nítido que não se tratava de impactos da manutenção.

O Diário do Transporte procurou às 11h25 a ViaMobilidade para saber detalhes. A concessionária respondeu depois de mais de uma hora, às 12h37, e admitiu que houve problema sim em um trem.

Um trem da Linha 9-Esmeralda apresentou problema às 10h30, ocasionando um intervalo maior entre trens no trecho entre Grajaú e Jurubatuba. O intervalo neste trecho, para o final de semana é de 16 minutos, em função das manutenções programadas. Nesse caso, a composição foi evacuada na Estação Primavera-Interlagos e os passageiros foram embarcados no trem seguinte. Para os que optaram seguir viagem por outros meios, os Agentes fizeram a devolução de bilhetes. Operação normalizada às 11h10.

MANUTENÇÕES:

Neste final de semana, nos dias 11 e 12 de junho de 2022, a concessionária ViaMobilidade vai efetuar trabalhos de manutenção em diferentes pontos da via, causando mudanças no atendimento das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
As ações incluem inspeções de rede aérea e outras tarefas que afetam a operação.
No sábado (11), os intervalos médios serão de 16 minutos entre as estações Barueri e Itapevi na linha 8 e no trecho de Jurubatuba ao Grajaú na linha 9.
Já no domingo (12), o tempo médio de espera pelos trens será de 12 minutos na linha 8 e de 20 minutos na linha 9, entre as estações Grajaú e Jurubatuba.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta