Daimler Buses lança ônibus rodoviários no Vietnã com chassis produzidos pela Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP)

Unidades são enviadas em forma de CKD para montagem pela empresa automotiva Truong Hai Auto Corporation. Foto: Divulgação.

Segundo a fabricante, modelos convencional e leito utilizam como base os chassis O 500 com motor OM 457 nas versões de 360 e 428 cv de potência

JESSICA MARQUES

A Daimler Buses lançou dois ônibus rodoviários no Vietnã, no Sudeste Asiático, com chassis produzidos pela Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

O lançamento foi no último dia 21 de maio, junto com a empresa automotiva Truong Hai Auto Corporation (THACO).

Segundo a Mercedes-Benz do Brasil, os dois modelos – 120S Seater Bus (convencional) e 120 SL Sleeper Bus (leito) utilizam chassis Mercedes-Benz O 500 produzidos na fábrica de São Bernardo do Campo.

Os chassis O 500, com motor OM 457 nas versões de 360 e 428 cv de potência, são enviados ao Vietnã em forma de CKD (veículo completamente desmontado) para montagem pela THACO, que também é a representante oficial da marca Mercedes-Benz no mercado vietnamita.

“Esse lançamento estava previsto para 2020 e foi postergado devido à pandemia da Covid-19. O objetivo agora é voltar a atender de forma consistente os clientes do Vietnã, mercado para o qual exportamos nossos ônibus entre 2001 e 2006 e que pretendemos retomar, 14 anos depois, a partir da parceria da Daimler Buses com a THACO. Para isso, já são 12 dealers envolvidos”, afirmou o gerente de Vendas e Pós-Vendas para Exportação de Veículos, Peças e Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Rogério Sousa, em nota.

NEGÓCIOS

A Daimler Buses informou que está expandindo os seus negócios de ônibus no Sudeste Asiático e começará a comercializar os chassis Mercedes-Benz no Vietnã. Para tanto, uniu-se à THACO, representante oficial da marca no mercado vietnamita.

“Projetados para atender às necessidades específicas dos clientes locais, os ônibus a serem comercializados pela THACO utilizarão chassis produzidos pela Mercedes-Benz do Brasil em sua planta de São Bernardo do Campo. A fábrica brasileira fornece ao Vietnã, em forma de CKD, os kits de componentes para montagem local dos chassis. Antes da implementação das carroçarias, a THACO monta os chassis em seu parque industrial Chu Lai Truong Hai”, informou a empresa, em nota.

Segundo a fabricante, a entrada dos ônibus Mercedes-Benz no Vietnã está a cargo do Regional Center para o Sudeste Asiático, localizado em Singapura.

“Os negócios locais abrangem 18 mercados que, além do Vietnã, incluem Malásia, Singapura, Filipinas, entre outros. Com 622 milhões de habitantes, a região é mais populosa que os Estados Unidos (mais de 300 milhões) ou a Europa (mais de 500 milhões).”

No Sudeste da Ásia, a Daimler Truck opera um total de cinco unidades montadoras de veículos comerciais em CKD: Indonésia, Tailândia, Vietnã e Taiwan.

Com o fornecimento de kits de peças para chassis de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, a Daimler Buses aproveita as vantagens oferecidas por sua rede de produção internacional.

Com a THACO assumindo o papel de parceira estratégica da Daimler Buses no Vietnã, a Daimler Truck está expandindo sua relação com a empresa, que já tem cooperação com a marca FUSO, da Daimler Trucks. A partir de sua ampla rede de pontos de venda e serviços já estabelecida, a THACO consegue oferecer a seus clientes o atendimento ideal para cada linha de veículos.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta