Polícia Militar Ambiental apreende cerca de 40 animais silvestres em ônibus na rodoviária de Palmas (TO)

Animais foram despachados de Belém do Pará com destino à São Paulo. Foto: Divulgação.

Animais foram despachados em uma caixa de papelão e a maioria morreu durante a viagem

JESSICA MARQUES

A Polícia Militar Ambiental apreendeu cerca de 40 animais silvestres em um ônibus interestadual, na rodoviária de Palmas (TO).

Os animais foram despachados de Belém do Pará com destino à São Paulo.

A apreensão foi realizada nesta terça-feira, 07 de junho de 2022,por meio do BPMA (Batalhão de Polícia Militar Ambiental).

Em nota, o BPMA detalhou que recebeu informações que uma carga estava sendo transportada por uma empresa de ônibus e que apresentava um odor forte.

No local, a equipe constatou que se tratava de animais silvestres mortos e alguns vivos.

As espécies de animais encontradas foram jiboias, tracajás, jabutis, lagartos, aranhas caranguejeiras, escorpiões e 40 frascos contendo ovos de tarântulas de espécies não identificadas.

Os animais foram despachados em Belém do Pará no dia 30 de maio e, ao chegar em São Paulo (SP) o destinatário não recebeu a encomenda, pois dos 40 animais, apenas 12 estavam vivos.

Todos foram apresentados pela equipe do BPMA à Delegacia da Polícia Civil, para investigação dos responsáveis que podem ser penalizados criminal e administrativamente com multa estimada em R$ 236 mil.

Os envolvidos também serão autuados por maus tratos devido às condições precárias em que foram transportados.

Os animais vivos serão encaminhados ao NATURATINS (Centro de fauna do Instituto Natureza do Tocantins) para serem avaliados e destinados conforme previsto na legislação pertinente.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta