Ônibus da Tusmil em Juiz de Fora (MG) voltam a circular depois de protesto neste sábado (4)

O veículo parou depois de colidir com uma árvore. Foto: Divulgação Polícia Militar do Estado de Minas Gerais

Trabalhadores interromperam as operações devido a morte de um dos motoristas em acidente na garagem ainda na madrugada

WILLIAN MOREIRA

Os funcionários da empresa de transporte coletivo Tusmil retomaram a circulação dos ônibus na manhã deste sábado, 4 de junho de 2022, em Juiz de Fora (MG), após paralisarem as operações na madrugada para realizar um protesto.

Motoristas, cobradores e demais trabalhadores se concentraram em frente à garagem, impedindo a saída dos veículos e esperando conversar com os responsáveis pela empresa.

O motivo foi a morte de Francisco Venâncio de 62 anos no começo da madrugada em um acidente com um dos ônibus da frota na garagem.

De acordo com a Polícia Militar de Minas Gerais, era perto de 1h quando o motorista chegou com o coletivo no local após mais um dia de trabalho, estacionou o veículo e desembarcou. Logo em seguida, por motivo a ser determinado pela perícia e investigação, o veículo desceu de ré sem freio, atingindo o funcionário e outro ônibus que estava na garagem.

Uma unidade do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi ao local, porém constatou o óbito da vítima.

Em nota para a imprensa, a Tusmil disse estar desolada com o acidente, lamentando a tragédia, mas pontuando que o ônibus estava com a manutenção em dia e que o veículo teria descido uma rampa por erro do motorista que não puxou o freio de mão.

Leia na íntegra a nota a seguir.

“A Tusmil está desolada com o fato ocorrido em sua garagem, lamentando enormemente esta tragédia com um de seus colaboradores, e ainda num momento em que vem sendo atacada de todas as formas, quando todos vivem dias de insegurança e angústia. Mas é preciso que as pessoas não se deixem levar por explicações ‘fáceis’ e oportunistas.

O carro envolvido no acidente passou por manutenção no dia 31 de maio último, circulou normalmente na data de ontem, sendo que, no momento em que estava sendo recolhido, já na rampa de acesso à garagem, o motorista o paralisou na subida, sem puxar o freio de mão.

As perícias foram acionadas e os trabalhos já estão sendo realizados para apurar a real causa.

Os demais carros foram impedidos de sair para a prestação do serviço, independente da vontade da empresa, que está trabalhando para retomar a operação, fazendo tudo ao seu alcance para reduzir o impacto sobre a população, além de acolhe a família do colaborador e a todos na empresa”.

Também em nota divulgada, a prefeitura lamentou o ocorrido e que presta a sua solidariedade para os familiares e amigos do motorista.

”A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) lamenta profundamente a morte do motorista Francisco Venâncio, na madrugada deste sábado, dia 4, na garagem da empresa Tusmil. 

Neste momento de dor e consternação, prestamos nossa solidariedade aos familiares, aos amigos e aos colegas de Francisco.”

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta