Mogi das Cruzes (SP) oferece vacina contra covid-19 em terminais de ônibus

Vacinação em demanda livre continua sendo específica para atendimento dos demais público na atualização de doses em atraso. Foto: Divulgação.

Secretaria de Saúde também realiza agendamento para terceira dose de adolescentes

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Mogi das Cruzes (SP) está oferecendo vacina contra covid-19 e gripe nos terminais de ônibus da cidade.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que já está efetuando agendamento online para aplicação da 3ª dose ou dose adicional para adolescentes de 12 a 17 anos.

Neste caso, é necessário ter no mínimo quatro meses após a 2ª dose e o agendamento deve ser feito pelo www.cliquevacina.com.br . A vacinação em demanda livre continua sendo específica para atendimento dos demais público na atualização de doses em atraso.

Nesta quarta-feira, 1º de junho de 2022, a Secretaria Municipal de Saúde inicia as ações nos terminais.

Confira a programação e as regras para atendimento:

Nos dias 1, 2 e 3 de junho, as equipes de imunização estarão no Terminal Central; nos dias 6 e 7 de junho no Terminal Estudantes; e nos dias 8, 9 e 10 de junho no Mercado Municipal de Mogi das Cruzes.

Nestes locais, o atendimento será exclusivo para adultos e adolescentes com 12 anos ou mais (exceto terceira dose, que precisa ser agendada no sistema online). As crianças menores de 12 anos continuam sendo imunizadas apenas nos Postos de Saúde e unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Serão aplicadas as doses necessárias da vacina contra a covid-19 conforme recomendação para a idade e o esquema vacinal anterior.

Quem tem de 12 a 17 anos, por exemplo, pode tomar a primeira ou segunda dose; quem tem de 18 a 59 anos, primeira, segunda ou terceira dose; 60 anos ou mais, primeira, segunda, terceira ou quarta dose. É obrigatório apresentar documento pessoal com CPF e comprovante de vacinação.

Adolescentes de 12 a 17 anos que estejam gestantes ou puérperas (até 45 dias após o parto), também podem receber a terceira dose.

Já a vacina contra a gripe continua disponível para os grupos contemplados: Gestantes e Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto);  Idosos (60 anos e mais);  Pessoas com deficiências;  Pessoas com comorbidades (conforme definições do Ministério da Saúde); Trabalhadores da saúde;  Professores/trabalhadores de escolas do ensino Regular (infantil, fundamental, médio e superior); Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário (motoristas e cobradores de ônibus); Caminhoneiros e Portuários;  Policiais (civil, militares e outros), integrantes do Corpo de bombeiros, Guarda municipal e  Forças Armadas;  Indígenas e Quilombolas.

As doses contra gripe e sarampo continuam disponíveis durante a semana, de segunda a sexta-feira, em todos os Postos de Saúde e unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF), das 9h às 16h. E a vacina contra a covid-19 também pode ser agendada pelo www.cliquevacina.com.br.

Nos próximos dois sábados, dias 4 e 11 de junho, também estão programadas ações especiais de vacinação em alguns Postos de Saúde e escolas estratégicas, além dos drives do Pró-Hiper, no bairro do Mogilar.

Confira os endereços dos terminais e horários de imunização:

TERMINAL CENTRAL – rua Professor Flaviano de Melo, 525 – Centro
Quarta (01/6), Quinta (02/6) e Sexta-feira (03/6)
Horário: das 9h às 20h

TERMINAL ESTUDANTES – av. Dr. Cândido Xavier de Almeida Souza, s/nº – Centro Cívico
Segunda (06/6) e Terça-feira (07/6)
Horário: das 9h às 20h

MERCADO MUNICIPAL – rua Coronel Souza Franco, 440 – Centro
Quarta (08/6), Quinta (09/6) e Sexta-feira (10/6)
Horário: das 9h às 16h

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta