Empresa inaugura fábrica de equipamentos para engate de ônibus articulados em Campinas (SP)
Publicado em: 1 de junho de 2022

Segundo prefeitura, produto da JOST é inédito no Brasil
ADAMO BAZANI
A JOST, uma joint venture entre a Randon S/A Implementos e Participações e a alemã JOST Werke., inaugurou oficialmente nesta quarta-feira, 1º de junho de 2022, em Campinas, no interior paulista, uma fábrica para produzir equipamentos para engate de ônibus articulados, que, segundo a prefeitura, formam um produto inédito no Brasil.
A planta tem 3,5 mil metros quadrados e, para o imóvel e equipamentos, foram investidos, R$ 11 milhões.
O prefeito Dario Saadi participou da inauguração e do acionamento do botão que iniciou o funcionamento das máquinas da fábrica.
No discurso, Saadi afirmou que este tipo de produto pode contribuir para o crescimento econômico da cidade.
“Campinas tem vocação para a tecnologia, serviços e produção de conhecimento. Nosso papel é sermos facilitadores para que as empresas se instalem na cidade e ampliem suas atividades”, disse o prefeito.
Já o diretor da JOST Brasil, Alessandro Barbosa, destacou que o projeto envolveu diversos países.
“A cidade foi escolhida porque tem ótima localização, está próxima das montadoras e tem muita qualidade tanto na indústria quanto na mão de obra. É um projeto inovador que envolveu empresas de vários países, inclusive o Brasil”, afirmou Barbosa.
A unidade está instalada no condomínio industrial da cidade paulista e contou com o suporte da RTS Industry, unidade de robotização e automação das Empresas Randon, para o desenvolvimento dos processos de soldagem e montagem de componentes.
A JOST Brasil informou que trabalha de forma conjunta com o Centro Tecnológico Randon (CTR) e com a equipe de engenharia global da JOST Werke para o desenvolvimento de novos produtos, que irão reforçar o portfólio da companhia.
Também participaram da inauguração da fábrica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, o presidente da Randon, Daniel Randon, o CEO das empresas Randon, Sérgio Carvalho, o CEO da JOST Werke, Joachim Dürr, o diretor titular do Ciesp Campinas, José Henrique Toledo Corrêa e o diretor de projetos da Invest SP, Leonardo Machado.
A JOST atua nos cinco continentes. A JOST Brasil tem sede em Caixas do Sul (RS) e possui mais de 300 distribuidores de equipamentos de engate para carrocerias. Já a Randon está presente em mais de cem países e conta com 29 unidades industriais, atuando no mercado de semirreboques.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes