Empresa inaugura fábrica de equipamentos para engate de ônibus articulados em Campinas (SP)

Segundo prefeitura, produto da JOST é inédito no Brasil

ADAMO BAZANI

A JOST, uma joint venture entre a Randon S/A Implementos e Participações e a alemã JOST Werke., inaugurou oficialmente nesta quarta-feira, 1º de junho de 2022, em Campinas, no interior paulista, uma fábrica para produzir equipamentos para engate de ônibus articulados, que, segundo a prefeitura, formam um produto inédito no Brasil.

A planta tem 3,5 mil metros quadrados e, para o imóvel e equipamentos, foram investidos, R$ 11 milhões.

O prefeito Dario Saadi participou da inauguração e do acionamento do botão que iniciou o funcionamento das máquinas da fábrica.

No discurso, Saadi afirmou que este tipo de produto pode contribuir para o crescimento econômico da cidade.

“Campinas tem vocação para a tecnologia, serviços e produção de conhecimento. Nosso papel é sermos facilitadores para que as empresas se instalem na cidade e ampliem suas atividades”, disse o prefeito.

Já o diretor da JOST Brasil, Alessandro Barbosa, destacou que o projeto envolveu diversos países.

“A cidade foi escolhida porque tem ótima localização, está próxima das montadoras e tem muita qualidade tanto na indústria quanto na mão de obra. É um projeto inovador que envolveu empresas de vários países, inclusive o Brasil”, afirmou Barbosa.

A unidade está instalada no condomínio industrial da cidade paulista e contou com o suporte da RTS Industry, unidade de robotização e automação das Empresas Randon, para o desenvolvimento dos processos de soldagem e montagem de componentes.

A JOST Brasil informou que trabalha de forma conjunta com o Centro Tecnológico Randon (CTR) e com a equipe de engenharia global da JOST Werke para o desenvolvimento de novos produtos, que irão reforçar o portfólio da companhia.

Também participaram da inauguração da fábrica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, o presidente da Randon, Daniel Randon, o CEO das empresas Randon, Sérgio Carvalho, o CEO da JOST Werke, Joachim Dürr, o diretor titular do Ciesp Campinas, José Henrique Toledo Corrêa e o diretor de projetos da Invest SP, Leonardo Machado.

A JOST atua nos cinco continentes. A JOST Brasil tem sede em Caixas do Sul (RS) e possui mais de 300 distribuidores de equipamentos de engate para carrocerias. Já a Randon está presente em mais de cem países e conta com 29 unidades industriais, atuando no mercado de semirreboques.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta