Projeto de modelagem do transporte coletivo de Joinville inicia coleta de dados em terminais

Consultores da FIPE visitaram o Terminal Central. Foto: prefeitura de Joinville

Estudo contratado junto à FIPE vai direcionar a licitação do serviço

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de Joinville (SC) informa que nessa segunda-feira, 30 de maio de 2022, começou a coleta de dados sobre o transporte coletivo por meio de 2 mil pesquisas nos 10 terminais de ônibus da cidade.

Trata-se de mais uma etapa do estudo da modelagem do transporte coletivo, que segundo a prefeitura auxiliará na licitação do serviço de ônibus por parte da Prefeitura.

Conforme decisão judicial, o processo de licitação para concessão do transporte deve estar concluído até setembro de 2023.

A fase da coleta de dados vai até o dia 3 de junho, trabalho sendo conduzido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

A prefeitura contratou a Fundação por meio de dispensa de licitação por mais de R$ 3,7 milhões.

O projeto contempla diagnóstico, desenvolvimento do modelo conceitual, detalhamento do projeto básico, orientações técnicas para o edital de licitação e suporte.

Para o secretário de Infraestrutura Urbana de Joinville, Jorge Luiz Correia de Sá, a coleta destes dados é uma etapa muito importante para que a FIPE possa dar continuidade ao mapeamento do transporte coletivo de Joinville, “podendo formatar o modelo para atender as necessidades da população”.

De acordo com a prefeitura, os questionários vão ajudar a mapear finalidade do uso do transporte, os motivos que levam a população a utilizar o serviço e se é feito uso de outra modalidade de transporte, além de uma avaliação da satisfação de 16 aspectos, como tempo de espera, conservação dos veículos e valor da passagem.

NOVA LICITAÇÃO

A licitação do transporte de Joinville é uma polêmica antiga.

As atuais empresas Gidion e Transtusa operam na cidade desde dezembro de 1973, por meio de contratos estabelecidos sem processo licitatório.

O contrato de concessão com as duas empresas durou 15 anos, e se encerrou em 2012. Desde então o processo licitatório para a escolha da nova concessão do sistema em Joinville se arrasta na Justiça, motivado por ação das empresas que cobravam da Prefeitura a dívida relacionada ao reajuste da tarifa.

Nesse período, e até hoje, as concessionárias Gidion e Transtusa continuam operando com contratos temporários.

Uma decisão judicial determina que a prefeitura tem de finalizar o processo licitatório de concessão dos serviços de transporte até setembro de 2023.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading