Comitê Científico de São Paulo volta a recomendar uso de máscara em locais fechados

Continua obrigatória utilização apenas em ambientes hospitalares e no transporte coletivo. Foto: Diário do Transporte.

Entretanto, medida ainda não é obrigatória e não há previsão de multa

JESSICA MARQUES

O Comitê Científico de São Paulo voltou a recomendar o uso de máscara em locais fechados. O grupo assessora o Governo do Estado em ações de combate à covid-19.

A recomendação foi feita nesta terça-feira, 31 de maio de 2022.

Entretanto, o uso de máscara em locais fechados ainda não é obrigatório. Portanto, não há previsão de multa.

Assim, continua a obrigatoriedade apenas em ambientes hospitalares e no transporte público.

Em nota, o Governo do Estado detalha que os cientistas do comitê têm observado um crescimento no número de casos e hospitalizações, “sem crescimento de óbitos proporcional graças à ampla cobertura vacinal do Estado de São Paulo”.

“O comitê recomendou o retorno do uso de máscaras em estabelecimentos fechados sem caráter obrigatório, não modificando a legislação vigente em São Paulo da utilização apenas em ambientes hospitalares e no transporte coletivo”, detalhou o Governo do Estado.

“O grupo também orientou que os municípios intensifiquem a busca ativa dos faltosos das 2ª e 3ª dose para os adultos e da 4ª dose para os idosos acima dos 60 anos”, acrescentou.

“Entre as recomendações está a importância da vacinação entre os adolescentes para a terceira dose, que começou a ser aplicada no Estado ontem (30).”

O uso de máscaras no estado deixou de ser obrigatório em 17 de março de 2022, quando o então governador João Doria anunciou a medida.

Relembre: Uso de máscaras deixa de ser obrigatório em ambientes fechados em SP, mas em transporte público exigência permanece

TRANSPORTES

Em 10 de maio, a Uber decidiu tornar facultativo o uso de máscaras nas viagens.

Relembre: Uber torna facultativo uso de máscara nas viagens

Apesar de o uso ser obrigatório nos meios de transporte público, por lei estadual, o Diário do Transporte flagrou diversos usuários de trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) sem máscaras na capital paulista e em municípios vizinhos.

Relembre: Passageiros não usam máscaras na CPTM e SMS atrasa para enviar denúncia. Canal será desativado

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta