Ônibus pega fogo em Belo Horizonte na manhã desta segunda (30)
Publicado em: 30 de maio de 2022

Desta vez, o incêndio aconteceu em razão de problemas mecânicos
WILLIAN MOREIRA
Um ônibus da linha 501C (Morro Alto/BH) em Belo Horizonte ficou danificado após pegar fogo na manhã desta segunda-feira, 30 de maio de 2022.
Segundo o Portal G1, o incidente foi registrado na Avenida Oiapoque e não deixou vítimas, se tratando de um incêndio devido a problemas mecânicos.
Ao Corpo de Bombeiros, o motorista informou que as chamas começaram pelo motor, se espalharam para outras partes do veículo, mas todos conseguiram sair a tempo.
Desta vez, o início do fogo foi diferente do que vem sendo noticiado, já que entre sexta e sábado da semana passada, três veículos foram atacados por criminosos.
Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte
Pois então.
Eu fico aqui, pensando neste “fogo diferente”, assistindo o transporte público urbano de Belo Horizonte e Região Metropolitana inflamado, praticamente ruir por máxima culpa máxima desses elementos: empresários bandidos, fraudadores de licitações, sonegadores de impostos e obrigações, pagadores de suborno, e agora auto-incendiários.
Não bastasse a extensão de todos os crimes reiterados, são muitos com ficha de quilômetros – ainda abundam na prática vil de colocar a vida – de quem paga pela sobrevivência deles – em risco.
Não deixou vítimas (graças ao Senhor Deus e ao anjo da guarda de cada um – esses sim, atuantes), se tratando de um incêndio devido a problemas mecânicos.
O que seriam esses tais “problemas mecânicos”?
“Ao Corpo de Bombeiros, o motorista informou que as chamas começaram pelo motor, se espalharam para outras partes do veículo…”
Ah, no motor.
O que será?
Será a prática do deixar rodar no máximo do máximo – do máximo?
Sem esquemas corretos de manutenção preventiva…
Sem revisões adequadas…
Sem as devidas trocas obrigatórias e pontuais de componentes…
E ainda tem gente que os defende.
Ou – até pelo indefensável, já não ter qualquer escape de defesa – silencia.
Cumplicidade?
Omissão?
O que seria?