Açailândia (MA) publica edital de licitação do transporte

Prefeitura afirma que a licitação visa sanar a ineficiência e a incapacidade financeira e operacional da atual permissionária em prestar o serviço. Foto: Fábio Sandro/Ônibus Brasil.

Serviço de ônibus na cidade é operado há décadas por meio de permissões concedidas, situação que prefeitura quer corrigir

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de Açailândia-MA, oitavo município mais populoso do Maranhão, com mais de 100 mil habitantes, lançou nesta quinta-feira, 26 de maio de 2022, a licitação para outorga de concessão do lote único de serviço de transporte coletivo público de passageiros.

O certame, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo, será realizado às 09:00 do dia 28 de junho de 2022.

A licitação será na modalidade de Concorrência Pública, no tipo “Menor Tarifa”.

O edital e anexos estão à disposição no sítio oficial da prefeitura: www.acailandia.ma.gov.br.

Como mostrou o Diário do Transporte, a prefeitura publicou há alguns dias o Ato de Justificação para o lançamento do Edital.

De acordo com o texto, “está demonstrado que o modelo vigente há décadas, de permissões concedidas sem licitação a empresas que se encarregariam da operação das linhas de ônibus, tem prejudicado a organização, a qualidade e a racionalização do sistema”.

A prefeitura ressalta que o modelo de contratação dos ônibus municipais que tem prevalecido na cidade é resultado de uma “omissão histórica de governos e empresários do setor, os quais jamais tiveram a determinação de enfrentar o problema, especialmente quanto ao planejamento, mobilidade e a viabilidade do transporte público, bem como ao cumprimento dos contratos pelas permissionárias”.

O Ato de Justificação para outorga do sistema de ônibus urbanos é uma exigência legal, que precede o lançamento do processo licitatório.

Destacando que o transporte coletivo é um serviço público essencial especialmente para o bem-estar das camadas mais humildes da população, a prefeitura pondera que acesso a esse serviço é, para grande parcela da população, o único meio de locomoção para o trabalho, a educação e o lazer. “Nossa cidade não dispõe de outra modalidade de transporte coletivo à disposição da população, senão através dos ônibus”, diz o texto.

Para melhor o sistema a prefeitura afirma que será necessário a contratação de uma nova empresa operadora pela outorga de concessão do serviço. Assim, a nova concessionária assumirá o sistema e a manutenção da operação das linhas já existentes, arcando com o investimento que precisa ser feito.

O Ato de Justificação garante ainda que a concessão atenderá aquilo a que se destina: “sanar a ineficiência e a incapacidade financeira e operacional da atual permissionária em prestar o serviço, bem como aprimorar e dar maior eficiência ao serviço público de transporte coletivo urbano de passageiros por ônibus”.

A concessão do transporte, segundo a prefeitura, deverá ainda cuidar da implantação da integração física e tarifária, através do sistema de bilhetagem eletrônica, da criação de linhas radiais, da implantação de sistemas informatizados de planejamento e controle.

Outra ação necessária será o reestudo do sistema viário da cidade e outras medidas que, além de tornar o transporte mais acessível para os usuários que mais se deslocam, “estimularão a integração e o desenvolvimento”.

A proposta da prefeitura é conceder o sistema de transporte a uma empresa de ônibus pelo prazo de 10 anos, renováveis por igual período.

A previsão é que o serviço público de transporte coletivo deverá ser realizado por micro-ônibus e ônibus, com um único lote com oito linhas, com operação de forma radial, ligando todos os bairros à área central do município (Terminal da Av. Bernardo Sayão).

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading