Metrô de São Paulo contrata estudo mercadológico para implantar Linha 19-Celeste

Objetivo é definir melhor forma de exploração comercial e imobiliária

JESSICA MARQUES

O Metrô de São Paulo assinou na última semana o contrato para elaborar um estudo mercadológico para a implantação da Linha 19-Celeste.

A linha vai ligar Guarulhos ao centro de São Paulo.

Segundo o Metrô, o objetivo do estudo é reunir subsídios para definir a melhor forma de exploração comercial e imobiliária das futuras estações.

“Detalhadamente, o estudo deve considerar possíveis serviços associados aos acessos das estações, aos moldes dos centros de compras de vizinhança.  Também serão analisados os empreendimentos imobiliários de grande porte em terrenos vizinhos às estações e no futuro pátio de manutenção e estacionamento, para implantação de residenciais, centros médicos, de compras, centros logísticos, universidades e instituições de ensino, entre outros”, detalhou o Metrô, em nota.

Além de potencializar a geração de receitas não-tarifarias, o Metrô informou que o estudo pode possibilitar uma melhor experiência de viagem do passageiro, com serviços e conveniências, além de empreendimentos imobiliários que trazem dinâmica ao entorno da estação e geram empregos.

ETAPAS DA LINHA 19

A implantação da Linha 19 está na etapa do Projeto Básico. “É nesse estudo que se obtém os detalhes como localização das estações e traçado, subsidiando a contratação das obras. Por isso, o Metrô teve a preocupação de encomendar o estudo mercadológico que poderá ser usado nesta fase, possibilitando a projeção da linha para agregar os serviços incorporados.”

Em fevereiro, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) publicou no Diário Oficial um aviso de recebimento do pedido de Licença Ambiental Prévia encaminhado pela Companhia do Metrô de São Paulo para a Linha 19 – Celeste, Trecho Bosque Maia (Guarulhos)/Anhangabaú (centro de São Paulo).

Relembre:

Metrô dá entrada na Cetesb de pedido de Licença Ambiental Prévia para a Linha 19-Celeste

A Linha 19-Celeste deverá ter 17,6 quilômetros de extensão operacional e 15 estações no trecho inicial entre Bosque Maia e Anhangabaú.

Estão previstas cinco estações em Guarulhos, passando também pelas regiões de Jardim Brasil, Vila Maria (zona norte) e Pari, conectando-se às linhas 1-Azul, na estação São Bento, e 3-Vermelha, em Anhangabaú.

Os estudos iniciais estimam uma demanda de quase 600 mil pessoas por dia no trecho Bosque Maia – Anhangabaú, possibilitando reduzir a emissão de 733 toneladas de poluentes, 75 mil toneladas de gases do efeito estufa por ano e 37 milhões de litros de combustível por ano.

De acordo com o Metrô, quando pronta, a linha vai reduzir pela metade o tempo de deslocamento do Bosque Maia ao Anhangabaú, passando de 60 para 30 minutos estimados.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

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Comentários

Comentários

  1. Moacir Paulo Conceição disse:

    Vai aver desapropriações na região do Jardim Brasil e adjacências ?

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