Niterói (RJ) terá mudanças em linhas de ônibus a partir de sábado (28)

Mudanças foram anunciadas pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade. Foto: Divulgação.

Intervalos e horários serão alterados

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Niterói (RJ) anunciou mudanças nas linhas de ônibus da cidade. As alterações entram em vigor a partir de sábado, 28 de maio de 2022.

Entre as alterações, está uma mudança na linha Oceânica 3 (Engenho do Mato-Centro).

Neste caso, o itinerário vai deixar de passar pelas avenidas Roberto Silveira, Marquês de Paraná e Amaral Peixoto, e chegará ao terminal via Praia de Icaraí e Ingá.

Além disso, o intervalo de circulação desta linha será reduzido de 15 para 7 minutos.

“Uma pesquisa feita com usuários de ônibus na Região Oceânica mostrou que 70% das pessoas que utilizam o transporte público têm como destino final a Praia de Icaraí, o Ingá e o ponto em frente ao Plaza Shopping. Essa mudança cria uma linha de desejo desse público, que terá uma opção no Corredor Transoceânico passando por Icaraí”, explicou o secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, em nota.

Além disso, segundo o secretário, os consórcios voltarão a circular com 100% da frota pela TransOceânica.

Com esta mudança, a Linha Oceânica 1 (Piratininga-Centro) continuará tendo intervalo de 10 minutos. Já a linha Oceânica 2 (Itaipu-Centro) terá o intervalo reduzido de 15 para 10 minutos.

LINHAS 52A E 54

Outra mudança detalhada pela Prefeitura será nas linhas 52A (Baldeador-Charitas) e 54 (Sapê-Piratininga).

Ambas vão circular somente em dias úteis e em horários de pico, de 5h às 10h e de 16h às 20h. Fora destes períodos, as linhas não operam.

Dessa forma, para os demais horários, a recomendação é que os usuários façam a integração utilizando o Bilhete Único Municipal.

A alternativa será utilizar as linhas 35, 38A e 36 e 39A, pagando apenas uma tarifa.

LINHA 48

A linha 48, que liga o Rio do Ouro ao Terminal Rodoviário João Goulart, no Centro, também terá mudanças.

A cada três ônibus que saírem do ponto final no Rio do Ouro, um passará a circular com a linha 48SP (Serviço Parcial), indo apenas até Icaraí.

Neste caso, a intenção, segundo a Prefeitura, é garantir mais regularidade para os horários da linha, que tem um dos itinerários mais extensos da cidade.

Além disso, o objetivo é reduzir o tempo de espera dos passageiros, diminuir a sobreposição de linhas e melhorar o fluxo de veículos pela cidade.

“Essa linha passa por quatro regiões da cidade, o que cria problemas para se manter uma regularidade de horários. Com esse retorno operacional em Icaraí em uma a cada três viagens, conseguimos reduzir tempo de trajeto e fazer mais viagens usando a mesma frota, mantendo o intervalo de circulação em 10 minutos”, justificou Renato Barandier.

LINHA 57

Por sua vez, a  linha 57, que liga Santa Rosa ao Centro, passando pela Rua Fagundes Varela, também será alterada.

A linha será circular, saindo do terminal rodoviário João Goulart, passando pela Rua Fagundes Varela e retornando ao Centro via Rua Miguel de Frias, Praia das Flexas e Ingá.

De acordo com a Prefeitura, além de reduzir a sobreposição de linhas que hoje chegam ao Centro pela Rua Mario Vianna, em Santa Rosa, a medida reduzirá o tempo de espera de quem mora na Fagundes Varela – que só é atendida pela linha 57 – de 40 minutos para 20 minutos.

REMANEJAMENTO DE VEÍCULOS

A Prefeitura também fará o remanejamento dos veículos que circulam na linha 62A, que liga o bairro do Caramujo a Charitas, na Zona Sul da cidade.

Com esta mudança, os veículos que hoje circulam por essa linha, que será extinta, reforçarão as frotas das linhas 26 e 26A, diminuindo o tempo de espera nas saídas de ônibus do Caramujo de 40 para 20 minutos.

Segundo a Prefeitura, os passageiros da linha 62A poderão utilizar a linha 62B ou fazer o transbordo até a Alameda para pegar em seguida a linha 62, pagando apenas uma passagem caso utilizem o Bilhete Único Municipal.

“O reforço nas linhas que ligam o bairro ao Centro é uma reivindicação dos moradores do Caramujo. Com essa alteração, poderemos diminuir o intervalo de viagens até o Centro sem deixar de atender o público que se desloca para a Zona Sul, que seguirá tendo a opção das linhas 62 e 62B”, afirmou também o secretário.

FAIXA EXCLUSIVA EM ICARAÍ

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade anunciou ainda que, a partir de sábado, será criada uma faixa exclusiva para ônibus.

A faixa será na Rua Sete de Setembro, em Icaraí, no trecho entre as ruas Nóbrega e Gavião Peixoto.

Assim, será proibido o estacionamento nesse trecho da via.

Por sua vez, no bairro de Piratininga, além da obra de construção da nova rotatória de Camboinhas, serão construídas duas novas baias de ônibus na Avenida Almirante Tamandaré, no trecho entre o DPO de Piratininga e a entrada do bairro de Camboinhas.

A obra está prevista para ser concluída até o fim do ano. Segundo a Prefeitura, “o fluxo de carros na via não será mais prejudicado quando os ônibus pararem nos pontos, já que a pista tem apenas uma faixa e hoje não há um recuo para os veículos”.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Lenora disse:

    E quando vão fiscalizar a via seletiva da Roberto Silveira no horário de pico pelas manhãs? Um absurdo de tantos carros de passeio engarrafando as de ônibus. Vamos privilegiar aqueles que usam o transporte público dando melhor mobilidade.

  2. Valcir Silva disse:

    Boa noite e um absurdo essas mudanças os ônibus são horríveis em relação em demora e lentidão podiam era aumentar a frota e não mudar tirando alguns ônibus absurdo!!!

Deixe uma resposta