Novo terminal de ônibus em Piraquara, na Grande Curitiba, recebe Ordem de Serviço

Novo terminal será erigido em terreno doado pela Secretaria de Estado da Saúde, ao lado Hospital São Roque. Foto: Ari Dias/AEN

Investimento do Governo do Estado é de R$ 12,7 milhões e foi confirmado pelo governador paranaense durante evento nesta quinta-feira (19)

ALEXANDRE PELEGI

O novo terminal de ônibus de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, já pode começar a se tornar realidade.

Nesta quinta-feira, 19 de maio de 2022, a obra recebeu Ordem de Serviço do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Com investimento total para o projeto e a obra de R$ 12,7 milhões, o novo terminal será erigido em terreno doado pela Secretaria de Estado da Saúde, ao lado Hospital São Roque.

Durante a solenidade o governador ressaltou que o investimento contribuirá para uma unificação da cidade com a Capital e os demais municípios da região.

O atual terminal, construído em 1996, já não comporta a demanda de usuários, além de não ter boa localização para a operação do transporte coletivo.

Já o novo terminal, quatro vezes maior, passará a funcionar como um ponto de apoio para linhas alimentadoras, além de ser mais moderno e confortável, e mais próximo de Curitiba.

O prefeito de Piraquara, Josimar Aparecido Knupp Fróes, ressaltou que a integração vai transformar o transporte público da cidade. “Com o atual terminal, vamos aumentar o serviço integrado. É um avanço para Piraquara e região”, ressaltou.

O secretário estadual do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Augustinho Zucchi, destacou a importância da obra para a população do entorno, principalmente para aqueles que saem da região metropolitana para trabalhar em Curitiba. “São cerca de 43 mil pessoas todos os dias. Um número muito maior do que a população de várias cidades do Paraná. Esse terminal vai favorecer muita gente”, disse.

ESTRUTURA

O Governo do Paraná informa que a nova edificação terá 2.467,35 metros quadrados de área construída e será instalada com área total de 18.326,54 metros quadrados, no bairro Jardim Esmeralda, no cruzamento das avenidas São Roque e Brasília.

Nos arredores será realizado um trabalho de paisagismo com floreiras em alvenaria, plantas e árvores.

O local ainda terá área de recreação com bicicletário, duas quadras poliesportivas e playground.

Com estrutura em aço, apoiada em pilares também metálicos e com telhas termoacústicas, o novo espaço proporcionará mais conforto e menos custo de manutenção.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta