EMTU continua recebendo reclamações de redução de frota nesta quinta (19) e reafirma que empresas não foram autorizadas a retirar ônibus das ruas
Publicado em: 19 de maio de 2022

Viações alegam que medida é necessária por causa do aumento dos custos devido às altas consecutivas do óleo diesel
ADAMO BAZANI/WILLIAN MOREIRA
Passageiros de ônibus gerenciados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) dizem que a redução da frota em serviço persiste na Grande São Paulo.
Em pleno horário de pico da volta para casa entre o final da tarde e início da noite desta quarta-feira, 18 de maio de 2022, e no início do dia desta quinta-feira, 19 de maio de 2022, as reclamações em redes sociais, inclusive nos canais oficiais da própria EMTU, eram fáceis de ser encontradas numa simples busca.
Os usuários são de diferentes linhas e cidades da Região Metropolitana.
Nesta quarta-feira (18), o Diário do Transporte revelou que empresas de ônibus que atendem ao sistema EMTU na Grande São Paulo admitiram que diminuíram a frota em operação e informaram que a medida ocorreu porque as recentes altas do preço do óleo diesel têm ampliado os custos de operação.
Relembre:
Ao Diário do Transporte, a EMTU respondeu que não houve autorização para as empresas retirarem ônibus das ruas e que as companhias podem ser punidas.
“As linhas gerenciadas pela EMTU permanecem com a programação de viagens mantidas. Fiscalizações presenciais e monitoramentos estão acontecendo para garantir o atendimento dos serviços, já que as empresas que operam as linhas não estão autorizadas a reduzir a frota, e estão sujeitas às penalidades previstas nos contratos de concessão caso seja constatado o não cumprimento das viagens programadas. Os passageiros podem registrar reclamações nos canais de atendimento da EMTU, com o fale conosco disponível no site ou mensagem direta nas redes sociais.”
A resposta é praticamente a mesma à que tem sido dada aos usuários nas redes sociais e foi reafirmada nesta quarta-feira pelos canais oficiais aos passageiros.
Os usuários, entretanto, questionam a eficácia e até mesmo como tem sido feito o monitoramento da EMTU bem como a fiscalização.
Pelo GPS dos ônibus, é possível na hora a EMTU saber se as viagens, trajetos e quantidade da frota estão ou não de acordo com as OSOs (Ordens de Serviços Operacionais), que contém todos os horários que devem ser cumpridos pelas viações.
Inclusive, o próprio passageiro comum tem condições de acompanhar a operação pelo celular por meio do aplicativo da EMTU.
Entretanto, a gerenciadora parece ter sido “informada” pelos passageiros e pela reportagem do Diário do Transporte.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Willian Moreira em Colaboração Especial para o Diário do Transporte
Realmente tá complicado! O Munhoz Jr que sai do Armênia vem como sardinha em lata! uma falta de respeito com o trabalhador! as pessoas de idade passando mal devido não ter mais preferencial ! Não passa mais O Jardim Elvira! O Munhoz Jr leva todos da Barra funda!
Aguardo retorno desta empresa urgente falta de respeito com trabalhadores não só na semana mas final semana também
“Privatiza que melhora” dizem …
Essa emtu tá cada vez mais um lixo tem que sair fora essa empresa entrar novas empresas que saiba lidar com povo ,acaba com essa máfia