Ribeirão Preto (SP) começa a fiscalizar nova faixa exclusiva de ônibus a partir de segunda (16)

A partir de agora, motoristas que trafegam pelo trecho poderão ser multados. Foto: Divulgação.

Sinalização foi implantada na Avenida Independência

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) vai começar a fiscalizar a nova faixa exclusiva de ônibus da cidade a partir desta segunda-feira, 16 de maio de 2022.

A fiscalização será na faixa da Avenida Independência, no trecho entre a Rua João Penteado e a José Curvelo da Silveira Júnior.

O trabalho será feito pela Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano de Ribeirão Preto.

OPERAÇÃO

Com a entrega da primeira etapa da obra do Corredor de Ônibus Norte-Sul, trechos 2 e 3, pelo programa Ribeirão Mobilidade, sete linhas já utilizam este dispositivo viário localizado na avenida Independência, que conta com cinco estações (José Curvelo, Rafael Canini, Fiúsa, Estação Itacolomi e Afonso Celso).

Desde 02 de maio, os ônibus das sete linhas que utilizam esse trecho do corredor circulam na faixa exclusiva de ônibus, já sinalizada junto ao canteiro central da avenida, passando a fazer parada junto às plataformas das estações de embarque/desembarque.

MULTA

A partir de agora, portanto, neste trecho da Avenida Independência, os veículos particulares poderão realizar conversão somente à direita para acessar determinado estabelecimento comercial ou residencial. Caso contrário, serão multados.

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, transitar pela faixa exclusiva de ônibus é considerada uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, com a perda de 7 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). A fiscalização é realizada pelos Agentes Civis de Trânsito e pelos policiais militares conveniados com o município.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta