Pedro Leopoldo (MG) contrata diagnóstico do Transporte Público Coletivo

Serviços de ônibus municipais são prestados atualmente pela Expresso Unir. Foto:Victor Alves/Ônibus Brasil

Documento assinado com o CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais) tem valor de R$ 152 mil e validade por 12 meses

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira, 10 de maio de 2022, a contratação do CEFET – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais para a realização de estudos voltados ao desenho e modelagem de um novo processo licitatório do sistema de transporte coletivo.

O contrato, assinado em 06 de maio de 2022, tem vigência por 12 meses, até 05 de maio de 2023.

A estimativa de contratar o CEFET por dispensa de licitação vem desde 2020, e somente agora foi sacramentado. O valor publicado pela prefeitura é de R$ 152 mil.

Os serviços de ônibus municipais são prestados atualmente pela Expresso Unir. A Unir detinha a concessão do transporte público desde 2000, com o contrato findando em 2020.

Após a extinção do prazo, a prefeitura assinou dois aditivos em 2021 enquanto ultimava os preparativos para a realização de um novo processo licitatório. Os trâmites necessários para a licitação, no entanto, não progrediram.

Em 2022, Pedro Leopoldo fez um novo contrato temporário com a Unir, e agora espera finalizar os elementos que permitirão o município lançar um edital para nova concessão.

O trabalho contratado junto ao CEFET tem esta finalidade. Caberá ao Centro Federal produzir o Diagnóstico do Sistema de Transporte Público Coletivo por Ônibus Municipal através do planejamento, execução e tratamento de dados operacionais e jurídicos do sistema atual.

Além disso, fará também a atualização do marco regulatório e da metodologia de cálculo tarifário, conforme solicitação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, que gerencia o sistema de transporte coletivo municipal.

Print D.O.U. 10 de maio de 2022


Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading