Governo do Estado apresenta ao ABC Paulista projeto de recuperação da malha ferroviária

Grupo da Secretaria Estadual de Logística e Transportes participou de reunião na sede do Consórcio Intermunicipal. Foto: Divulgação / Consórcio ABC.

Objetivo é desafogar transporte rodoviário de cargas ativando linhas regionais de trajeto curto e terminais intermodais

JESSICA MARQUES

O Governo do Estado de São Paulo apresentou ao Consórcio Intermunicipal Grande ABC um projeto para recuperar a malha ferroviária da região.

O objetivo é desafogar o transporte rodoviário de cargas com a ativação de linhas regionais de trajeto curto e terminais intermodais.

A apresentação foi feita pelo GT (Grupo de Trabalho) Ferrovias de São Paulo, iniciativa da Secretaria Estadual de Logística e Transportes que desenvolve um plano para reativação da malha ferroviária paulista.

A reunião foi no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, nesta terça-feira, 10 de maio de 2022.

O projeto foi tema de reunião do GT Mobilidade Urbana do Consórcio ABC, realizada na sede da entidade regional.

O assessor especial da secretaria estadual, Luiz Alberto Fioravante, coordenador do grupo criado pelo Governo do Estado, trouxe detalhes sobre as propostas.

Segundo a Secretaria, com a proposta, “será possível reduzir o custo do transporte, melhorar a competitividade da produção, oferecer novas alternativas de transportes aos usuários e operadores logísticos e diminuir custos, tempo de viagem e emissão de poluentes”.

Fioravante informou que o Governo do Estado pretende sensibilizar todos os prefeitos da Região Metropolitana de São Paulo sobre a importância de otimizar a infraestrutura por meio da revitalização da malha ferroviária e do reforço ao transporte intermodal.

“Estamos planejando um evento para apresentar aos prefeitos da Região Metropolitana todos os projetos de multimodalidade e conectividade desenvolvidos pela Secretaria de Logística e Transportes, fomentando a discussão e colocando todos na mesma sintonia. O apoio do Consócio ABC é muito importante para essa iniciativa”, afirmou o assessor especial da secretaria estadual, em nota.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta