Termina neste sábado, 07 de maio de 2022, o prazo para os postos de combustíveis do Brasil exibirem preços com duas casas decimais, não mais com três.
A medida é uma decisão da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). A norma está disposta na Resolução ANP nº 858/2021, que deu prazo até essa data para se adequarem.
“O objetivo da mudança é deixar o preço do combustível mais preciso e claro para o consumidor, além de estar alinhado com a expressão numérica da moeda brasileira”, informou a agência, em nota.
Com a mudança, os preços deverão ser exibidos com duas casas decimais tanto no painel de preços quanto nos visores das bombas abastecedoras.
Entretanto, nas bombas, a ANP irá consentir que o terceiro dígito seja mantido, desde que seja “zero” e fique travado no momento do abastecimento.
Dessa forma, os postos não precisarão trocar os módulos das bombas, o que poderia acarretar custos aos agentes econômicos.
“Como a terceira casa decimal estará zerada e travada, a ANP entende que não gerará dúvidas e o objetivo da regra, que é dar clareza aos consumidores, ficará mantido.”
Em nota, a ANP garante que não há impactos previstos no valor final dos preços dos combustíveis devido a essa mudança, “pois ela não trará custos relevantes aos revendedores e nem restrições aos preços praticados”.
Casa decimal que foi mantida por decisão judicial em 1994, resquício das hiperinflações pois era desnecessária no Plano Real, e que deve ter ‘inflado’ muito preço nesses quase 28 anos…