Prefeitura do Rio vai capacitar motoristas para condução de ônibus articulados do BRT

Curso é gratuito. Foto: Divulgação / Mobi-Rio.

Edital foi publicado nesta quinta (05), no Diário Oficial

WILLIAN MOREIRA

A Prefeitura do Rio de Janeiro publicou nesta quinta-feira, 05 de maio de 2022, o edital 0001/22 para receber inscrições e selecionar candidatos ao curso de qualificação na função de motorista de ônibus urbanos para o BRT (Bus Rapid Transit).

Ao todo, serão 60 vagas ofertadas em três unidades em diferentes pontos da cidade. O objetivo é qualificar profissionais na função de motorista e assim ter mão-de-obra suficiente para a condução dos ônibus do sistema.

As inscrições começam neste domingo (08) e seguem até o dia 13 de maio, para as aulas gratuitas realizadas pelo SEST SENAT, que é uma entidade especializada na capacitação de trabalhadores na área do transporte, em parceria com a Mobi-Rio.

O treinamento tem a duração de duas semanas com a carga horária de 108 horas, dividas em quatro módulos, sendo eles o de Especialização de condutores de Veículos de Transporte de Passageiros, Formação Teórica, Formação em Simulador e Formação com Prática Veicular.

As inscrições devem ser efetuadas no portal do SEST SENAT. Confira os requisitos mínimos obrigatórios abaixo:

– ser maior de 21 anos;
– possuir, no mínimo, o ensino fundamental completo;
– possuir CNH dentro da validade e com categoria de habilitação compatível com o de veículo articulado (CNH “E”);
– possuir o Curso Especializado para Condutores de Transporte de Passageiros reconhecido pelo Detran; e
– comprovar experiência proissional na condução de veículo de grande porte (mínimo 06 meses) e desejável experiência no Transporte Coletivo de Passageiros.

Ao término da capacitação, parte dos profissionais poderá compor um cadastro reserva de vagas que será preenchido conforme a entrega dos novos ônibus do BRT.



Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta