SPTrans promove palestra sobre segurança viária pelo Maio Amarelo

Apresentação foi no auditório do Conselho Regional de Contabilidade. Foto: Sidnei Santos/SPTrans.

No evento, estiveram presentes gestores de Recursos Humanos, representantes do departamento de comunicação e motoristas

JESSICA MARQUES

A SPTrans promoveu nesta terça-feira, 03 de maio de 2022, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade, uma palestra direcionada aos profissionais das concessionárias do sistema.

A palestra integra a programação do Maio Amarelo e foi apresentada pela BIGRS (Iniciativa Bloomberg pela Segurança Viária Global).

Com o tema “Visão Zero – Um novo paradigma para um sistema seguro de mobilidade”, os palestrantes Diogo Dias Lemos, Coordenador de Mobilidade e Ruas Seguras da BIGRS, e Rafaella Basile, Analista de Mobilidade e Ruas Seguras da BIGRS, apresentaram aos convidados conceitos de planejamento da mobilidade usando a tecnologia na gestão das velocidades.

Os palestrantes também elencaram formas de como produzir uma cidade segura e saudável para as pessoas e, ainda, apresentaram balanço comparativo mostrando sinistros no trânsito no Brasil em relação a outros países.

Os oradores relacionaram as principais estratégias de conceito para um sistema seguro de mobilidade: entender que nenhuma morte no trânsito é aceitável e que todos devem assumir sua responsabilidade para a redução dos sinistros, além disso, os seres humanos cometem erros e são vulneráveis a lesões no trânsito, por isso a gestão da segurança no trânsito deve ser proativa.

“Quando se pensa em segurança viária automaticamente criamos ambientes mais saudáveis, pois as pessoas se sentem mais motivadas a andar a pé, a usar as bicicletas para se locomover e tendem a deixar seus veículos em casa, assim passam a usar o transporte público como o ônibus como seu principal meio de transporte”, explica Diogo Lemos.

Para reforçar a temática sobre segurança viária às empresas concessionárias, foi posicionado em frente ao local do evento um ônibus adesivado com a mensagem Maio Amarelo – Atenção pela Vida com o intuito de chamar a atenção da população.

BIGRS

A Iniciativa Bloomberg pela Segurança Viária Global trabalha com as principais organizações mundiais de segurança viária para implementar atividades de segurança no trânsito e coordenar com atores governamentais e não governamentais do país.

A BIGRS enfatiza a busca por resultados e o uso de mecanismos de monitoramento e avaliação de alta qualidade para avaliar continuamente o progresso.

Para saber mais sobre o Movimento Maio Amarelo, acesse aqui.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta