Metrobus adia para 06 de junho pregão para alugar 114 ônibus elétricos
Publicado em: 29 de abril de 2022

Veículos serão utilizados no Eixo Anhanguera, substituindo a frota da região
JESSICA MARQUES
A Metrobus Transporte Coletivo S.A. decidiu adiar para 06 de junho de 2022 o edital para contratação de um serviço de locação de 114 ônibus 100% elétricos. Os veículos serão utilizados para a substituição da frota do Eixo Anhanguera.
O aviso de adiamento foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira, 29 de abril de 2022. A decisão foi tomada após o MP-GO (Ministério Público de Goiás) recomendar a suspensão do pregão.
Além disso, o despacho garante que a Metrobus responderá em até 20 dias os questionamentos solicitados pela promotora Leila Maria de Oliveira, que pediu a suspensão do certame.
A recomendação foi feita por intermédio da 50ª Promotoria de Justiça de Goiânia, com relação ao Pregão Eletrônico nº 45/2022-Metrobus.
Segundo o órgão, a suspensão deveria ficar em vigor até a conclusão de estudo de viabilidade econômico-financeira pelo TCE-GO (Tribunal de Contas do Estado de Goiás) dos serviços a serem licitados, que incluem a locação de 114 ônibus elétricos. O pregão estava programado para o dia 04 de maio de 2022.
Relembre:
Ministério Público recomenda que Metrobus suspenda pregão para locação de 114 ônibus elétricos
CONTRATO
Ao expedir a recomendação, a promotora de Justiça observou que o valor global do contrato é de R$ 1.460.726.096,76 e que não há estudo técnico ou planilha de custos comparativos entre a viabilidade de comprar ou locar os ônibus elétricos, o que impossibilita verificar a vantajosidade e a economicidade da adoção de uma ou de outra medida.
O questionamento também havia sido apontado pelo deputado estadual de Goiás Gustavo Sebb.
Relembre:
Deputado questiona contrato da Metrobus para aluguel de ônibus elétricos
Jessica Marques para o Diário do Transporte