Volvo lança nova geração de plataforma de conectividade para ônibus

É possível ter acesso a dados como relatórios, condição do veículo em tempo real, perfil de condução, lista de serviços de oficina e limitar velocidade em áreas específicas

ADAMO BAZANI

A Volvo informou nesta quinta-feira, 28 de abril de 2022, uma nova versão de uma plataforma tecnológica que permite acompanhamento em tempo real e até alguns controles programados à distância da operação e das manutenções de ônibus da marca.

Chamado de Volvo Bus Connect, tecnologia reúne em um só portal informações em tempo real da condição do veículo, perfil de condução, lista de serviços de oficina, além de possibilitar que a empresa limite a velocidade dos ônibus, por programação à distância, em determinados pontos do trajeto. É o que já ocorre, por exemplo, com parte da frota dos biarticulados do sistema municipal de Curitiba (PR).

Com todas as informações operacionais são gerados relatórios e alguns dados podem, segundo a Volvo, estabelecer parâmetros para melhor treinar os motoristas e reduzir acidentes e o consumo.

Também é possível criar cronogramas de manutenção mais adequados para o tipo de operação de cada empresa de ônibus.

Os dados são acessados com um único login, segundo a Volvo.

 “Ao colocar todos os serviços e informações em um único portal, facilitamos a disponibilidade, a produtividade e a segurança para nossos clientes”, disse, em nota, o vice-presidente sênior da Volvo Buses, Dan Pettersson.

Os dados são disponibilizados tanto para computadores de mesa, notebooks e celulares com internet.

A fabricante diz ainda que com o tempo e, surgindo mais novas necessidades, outros serviços e funcionalidades podem ser acrescentados, inclusive para a integração da tecnologia com a infraestrutura já existente em garagens, terminais e pontos de apoio.

“Estamos convencidos que o desenvolvimento conjunto, com clientes e desenvolvedores terceirizados, é o caminho”, afirma Dan Pettersson.

A presidente da Volvo Buses, Anna Westerberg, disse, de acordo com a mesma nota, que a tecnologia é uma exigência cada vez maior no setor de transportes, que segundo a marca, está em transformação.

“Lançar o Volvo Bus Connect é um importante movimento estratégico em direção a interações e parcerias mais próximas e mais inteligentes”

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta