Fortaleza (CE) faz licitação para obras do novo terminal aberto de ônibus da Praça José de Alencar

Construção será entre as ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso, ao lado da estação de metrô, permitindo a integração dos modais. Foto: Divulgação.

Previsão é de que os trabalhos tenham início no segundo semestre de 2022

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Fortaleza (CE) informou que está com uma licitação em andamento para a construção do terminal aberto da Praça José de Alencar, no Centro.

Assim, a previsão é de que as obras tenham início no segundo semestre deste ano.

Segundo a Prefeitura, o novo terminal será construído entre as ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso, ao lado da estação de metrô, permitindo a integração dos modais.

“A ideia é que o espaço concentre as linhas de ônibus em um único local, a exemplo dos outros terminais abertos, evitando que os passageiros realizem grandes deslocamentos pelas vias do Centro, além de suprir a demanda do antigo terminal aberto de ônibus da Praça da Estação”, detalhou a administração municipal.

O período de inscrição determinado pelo edital é até 13 de maio de 2022, às 9h.

PROJETO

De acordo com a administração municipal, o investimento será de R$ 10,4 milhões. As obras devem ter duração de oito meses, a contar da data da assinatura da ordem de serviço.

O projeto em licitação prevê a construção de três plataformas de embarque e desembarque com mais de 2 mil metros quadrados de área, com cobertas metálicas já dimensionadas para possibilitar a instalação futura de painéis solares.

“No local serão construídas passagens elevadas para pedestres e fixados gradis entre as plataformas, para dar mais segurança, além de delimitar e resguardar o tráfego de pedestres”, detalhou também a Prefeitura, em nota.

O interior do novo equipamento terá pavimento rígido em concreto para resistir ao intenso fluxo de ônibus e garantir a longevidade da pista.

No local, também está prevista a instalação de pontos de autoatendimento do Bilhete Único, banheiros, sala de apoio para motoristas, refeitório e paisagismo.

ESTUDO

Com o objetivo de definir quais linhas de ônibus devem operar no novo terminal aberto José de Alencar, a Etufor (Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza) fará um estudo a partir do itinerário das linhas que já circulam no entorno, bem como na capacidade do equipamento.

Segundo a Prefeitura, a expectativa é que linhas de bairros que façam conexão com o Centro, como Bom Jardim, José Walter, Planalto Ayrton Senna e outros, possam realizar a integração no terminal, bem como aquelas com destino ao Terminal do Papicu sejam contempladas.

MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE

O novo terminal aberto José de Alencar está entre os equipamentos contemplados no Chamamento Público para atração de empresas privadas para investimentos e melhorias aos terminais abertos, fechados e corredores estruturados, lançado pela Prefeitura de Fortaleza nesta terça (26).

Relembre:

Fortaleza (CE) publica edital para investimentos de empresas em terminais abertos, fechados e corredores

Segundo a Prefeitura, o objetivo do edital é que as empresas participantes apresentem propostas de estudos de modelagem operacional, engenharia e arquitetura, urbanístico-ambiental, econômico-financeira e jurídica. Entre os serviços a serem executados estão a administração, manutenção, conservação, requalificação e exploração comercial desses espaços.

EDITAL

Confira os detalhes do edital de licitação para construção do terminal aberto da Praça José de Alencar

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta