Informe publicitário

Goal Systems investe no potencial de crescimento do setor de transporte brasileiro

Soluções inteligentes da companhia ajudam a otimização do planejamento de recursos, a sustentabilidade do transporte, a intermodalidade, o atendimento aos viajantes e o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos motoristas, dentre outros aspectos.

A Goal Systems, líder mundial em softwares para a otimização de planejamento no setor de transporte de passageiros, fundada em 1992, e presente em 25 países nos cinco continentes, conta com soluções inteligentes para ajudar os operadores e as autoridades reguladoras a avançarem rumo a um transporte eficiente, sustentável, intermodal e centrado na experiência do cliente.

No Brasil, a partir de suas duas subsidiárias em São Paulo e no Rio de Janeiro, a companhia espanhola atua como referência internacional no projeto e desenvolvimento de sistemas de otimização de recursos voltados para o setor do transporte, a partir de uma estratégia de inovação tecnológica que define o sistema de metas para que seja seguida uma trajetória que responda aos processos de planejamento de recursos de forma ideal em todos os tipos de empresas.

Neste contexto, a Goal Systems acredita no potencial de desenvolvimento do setor de transporte brasileiro e prevê um aumento de 30% do quadro de funcionários ao ano, nos próximos cinco anos, e deseja cada vez mais ampliar sua atuação no país, investindo na quantidade de sistemas de transporte público consolidados e em parcerias com empresas de bilhetagem eletrônica e de outros segmentos ligados à tecnologia para transporte coletivo. Com soluções desenvolvidas de acordo com as necessidades de cada tipo de transporte, por meio de algoritmo que funciona levando em conta todos os requisitos do cliente incluindo a sua infraestrutura, turnos e restrições, no Brasil, a companhia já tem como clientes: Guarupass, Grupo Saritur, GVBus, BRT Rio, Consórcio Fênix de Florianópolis, Consórcios Plataforma e OTtrans de Salvador, CPTM, URBS de Curitiba, SOUL, entre outros.

Novo contexto e desafios para alcançar uma melhoria global na gestão do transporte urbano nas cidades

O setor do transporte de passageiros, perante a necessidade de aumentar muito mais a sua digitalização e por se tratar de um serviço de vital importância, deve incorporar grandes melhorias à sua operação graças ao planejamento aprimorado pelas TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação).

Nesse sentido, a Goal Systems analisa as chaves e os benefícios da estruturação de todo este processo para avançar em direção a um transporte mais inteligente e sustentável.

  1. Planejamento otimizado, a chave para a rentabilidade e a economia: Quando se trata das vantagens ou benefícios, o fator econômico está inevitavelmente presente. Os softwares de otimização aplicados ao planejamento de transporte urbano e interurbano (metrô, ônibus e trem) ajudam empresas e administradoras a reduzir custos que, em alguns casos, podem representar economias entre 5% e 12% em média. Assim, a rentabilidade é direta, com a possibilidade de investir esse orçamento na melhoria de outros aspetos da empresa ou, no caso das administrações públicas, melhorar e estender o serviço a mais usuários e ajustar seus orçamentos.
  2. Frotas ajustadas à cidade: Em relação à economia, a otimização do planejamento garante que as rotas sejam percorridas com o mínimo número de veículos sem perder a qualidade do serviço. Veículos salvos permitem que a rede ou horários sejam ampliados, melhorando a satisfação dos passageiros.
  3. Melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal para os motoristas: Os motoristas trabalham longas horas e muitas vezes têm dificuldade em conciliar o trabalho com a família, estudos ou outros empregos. As ferramentas de planejamento devem ser capazes de combinar a otimização do planejamento com a demanda social para uma melhor adaptação dos tempos de trabalho e descanso às necessidades de cada colaborador, que lhe trará vantagens em sua atividade diária, na gestão de turnos, férias e ausências de motoristas. Esta planificação de processos deve levar em conta o máximo de necessidades e preferências do trabalhador e, claro, facilitar a consulta de horários, alterações e a distribuição do quadro semanal ou mensal, que, graças a estas ferramentas de planeamento, podem ser realizadas confortavelmente e de qualquer dispositivo móvel. O bem-estar dos colaboradores é fonte de produtividade.
  4. Rumo a um modelo Smart City: As soluções de planejamento otimizado incluem uma análise aprofundada de diversos aspetos externos e internos que implicam numa melhoria global na gestão do transporte nas cidades (demanda, infraestrutura, rede, tamanho da frota, RH necessário para cobrir o serviço). Ao mesmo tempo, a coleta e análise de todos os tipos de dados que afetam o planejamento permitem que mudanças e melhorias sejam feitas em tempo real e que novos horizontes sejam construídos, levando em consideração a realidade e a modelagem de previsões, favorecendo a tomada de decisões inteligentes.
  5. Sustentabilidade e compromisso com a redução de emissões: As alterações climáticas são uma realidade palpável e os transportes, tanto privado como de passageiros, têm um peso fundamental nos marcos do desenvolvimento sustentável. A descarbonização das cidades é uma prioridade e o setor de transportes está colocando o foco na sustentabilidade. O setor deve fazer uso de ferramentas de planejamento para ajudar a reduzir as emissões e evitar um grande impacto no ecossistema. A tecnologia com foco no planejamento permite selecionar o uso do recurso mais adequado, a rota mais ideal, o horário mais sustentável e fazer melhor uso das frotas. Além disso, com a introdução do veículo elétrico, gerenciando de forma otimizada os carregadores e baterias da maneira mais eficientes, o transporte público contribui para melhorar nosso meio ambiente de maneira muito significativa.
  6. Uma melhor experiência de viagem: Um planejamento correto e eficiente dos veículos pode trazer múltiplos benefícios e vantagens para os passageiros como usuários regulares do sistema. Graças ao gerenciamento de dados, o serviço é aprimorado com aspectos como a otimização das localizações das paradas, terminais, melhores pontos de conexão, correspondências, horários etc. Tudo isso incentiva os usuários recorram ao transporte público para se locomover pela cidade.
  7. Uma intermodalidade real: A combinação dos diferentes modos de transporte, como ônibus, metrô, trem ou VLT, representa uma melhoria na qualidade de vida na cidade. Além disso, é ela que permite que os cidadãos se desloquem, de forma confortável e sustentável, da porta da sua casa ao seu destino final. As soluções de planejamento contribuem para que os diferentes modos de transporte sejam coordenados para ajuda-los a se deslocar com o menor número de mudanças e o menor tempo de espera possíveis, com base em suas preferências e necessidades individuais.

Sobre a Goal Systems

A Goal Systems é líder mundial em software de otimização de planejamento para o setor de transporte de passageiros (ônibus, trem e metrô). A empresa espanhola fundada em 1992, presente em 25 países, em 5 continentes, possui soluções inteligentes para ajudar operadores e autoridades reguladoras a avançar para um transporte intermodal eficiente, sustentável e focado na experiência do usuário.

https://www.goalsystems.com/pt-br/

Contato: comercial@goalsystems.com

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta