Corredor Ipanema e Terminal São Bento, em Sorocaba (SP), completam um ano de operação

Fluxo de passageiros cresceu 187% nesse corredor. Foto: Divulgação.

BRT Sorocaba contabiliza cerca de 4 milhões de passageiros transportados no período

JESSICA MARQUES

O Corredor Ipanema e o TSB (Terminal São Bento), em Sorocaba (SP), completaram um ano de operação nesta semana.

Ambos foram inaugurados em 25 de abril de 2021. Com isso, a empresa BRT Sorocaba realizou um balanço mostrando que cerca de 4 milhões de passageiros foram transportados ao longo deste período.

Para utilizar este eixo, o passageiro pode embarcar a partir do TSB, em uma das 10 estações autônomas situadas na Avenida Ipanema ou em um dos oito pontos de parada distribuídos nos corredores estruturais do Binário (Avenidas Comendador Oeterer e Hermelino Matarazzo).

De acordo com levantamento da empresa desde a sua inauguração até agora, o movimento e fluxo de passageiros cresceu 187% nesse corredor.

“Conforme a população foi se acostumando com o serviço, o volume de passageiros foi ampliando. Notamos que em 2022, três fatores contribuíram para que mais pessoas andassem de ônibus. Primeiro foi a flexibilização da pandemia, segundo foi a retomada da economia e, por último, em virtude do aumento dos combustíveis muitos cidadãos deixaram de andar de carro e optaram pelo coletivo como forma de deslocamento”, afirmou o diretor de Operações da empresa, Manoel Ferreira, em nota.

INTEGRAÇÕES

Ferreira destaca que neste segundo eixo Norte, o fluxo de pessoas mais intenso está concentrado no Corredor Ipanema e também nas integrações.

O Corredor Ipanema localizado na Avenida Ipanema possui 10 estações bidirecionais, com embarque e desembarque em direção ao Centro-Bairro e Bairro-Centro, permite que o passageiro faça seu trajeto nos mesmos padrões de acesso.

A empresa ressalta ainda que as estações são acessíveis, pois todas elas possuem rampas, piso podotátil e abertura de portal automática, o que facilita o deslocamento de indivíduos com alguma limitação de locomoção.

Dentro das estações, enquanto espera pelo ônibus, o passageiro está em um ambiente totalmente monitorado, com bancos, totem de recarga rápida de equipamentos eletrônicos, climatização adequada (cobertura com isolamento térmico) Wi-Fi e painéis informativos com dados em tempo real.

“Toda a comodidade favorecida também são fatores que influenciaram para que mais pessoas utilizem o sistema BRT. Esperar o ônibus em um lugar onde está sendo filmado 24h, dá ao passageiro mais segurança para que possa andar de ônibus. Se alguém precisar de ajuda, basta apertar o botão no interfone das estações que imediatamente a equipe do Centro de Controle Operacional dará assistência ao usuário”, complementa Ferreira.

Para dar suporte a este corredor está o Terminal São Bento que oferece os mesmos padrões de infraestrutura, tecnologia e funcionalidades do Terminal Vitória Régia, com coberturas, bilheteria, banheiros, assentos, Wi-Fi, espaços comerciais, monitoramento 24 horas, atendimento de informações aos usuários e acesso facilitado por rampas e piso podotátil, para pessoas com necessidades especiais.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta