Eletromobilidade

VLP 100% elétrico bate recorde de passageiros transportados em São José dos Campos

Foto: Claudio Vieira/Prefeitura de SJC

Foram quase 6.500 passageiros em março; fase experimental segue até o início da operação do novo sistema de transporte coletivo com veículos elétricos e com a entrega da primeira etapa da Linha Verde

ALEXANDRE PELEGI

O VLP (Veículo Leve sobre Pneus) 100% elétrico, veículo que roda em fase experimental no transporte coletivo de São José dos Campos, interior de São Paulo, bateu o recorde de passageiros transportados no mês de março.

Foram 6.470 usuários que utilizaram o novo veículo, enquanto entre janeiro e fevereiro este número quase alcançou a marca de 8 mil usuários. Somente no mês de março, os veículos rodaram 3.955 quilômetros em 221 viagens.

A informação é da prefeitura da cidade, conforme comunicado divulgado nessa sexta-feira, 22 de abril de 2022.

A fase experimental do VLP segue até o início da operação do novo sistema de transporte coletivo com veículos elétricos e com a entrega da primeira etapa da Linha Verde.

O veículo já opera em testes na cidade há quatro meses, onde percorre um trajeto especial que utiliza a estrutura dos pontos de ônibus já existentes.

O objetivo do VLP é ser utilizado na Linha Verde, corredor expresso em construção e que terá estações especiais de embarque e desembarque, projetadas para o modal.

VIAGENS

As viagens do VLP são realizadas durante a semana, de segunda-feira a sexta-feira, sem cobrança de passagem. Os trajetos são feitos nos sentidos região sul/Terminal Central e sentido contrário em um percurso de cerca de 11 quilômetros por viagem, entre 10h e 16h..

A fase experimental segue até o início da operação do novo sistema de transporte coletivo com veículos elétricos e com a entrega da primeira etapa da Linha Verde.

A eficiência energética dos veículos, que trafegam em média 250 quilômetros com carga cheia, está sendo monitorada Secretaria de Mobilidade Urbana.

O carregamento completo de cada veículo dura cerca de três horas.

TRAJETO

A operação piloto roda em um trajeto especial ligando a região sul, a mais populosa da cidade, até o terminal Rodoviário de São José.

Nas viagens experimentais, os VLPs trafegam pelos principais corredores das regiões central e sul, como as avenidas São José e Madre Thereza, Dr. Adhemar de Barros e Heitor Villa Lobos, pontos de integração como a Praça do Rotary, além das avenidas Florestan Fernandes (Anel Viário), Dr. João Batista de Souza Soares e Estrada Velha, cortando as ruas Bacabal e Candeias, passando pelo Condomínio Eldorado e com ponto final na rua Manuel Vieira, em frente a faculdade Anhanguera.

VEÍCULOS

No total, São José adquiriu doze veículos articulados 100% elétricos, que serão integrados ao transporte público. Os veículos foram fabricados pela BYD.

Com 22 metros de comprimento, os VLPs possuem baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4) com autonomia para rodar até 250 km, com uma carga completa de três horas e capacidade para 168 passageiros, além de espaços para cadeirantes.

Os VLPs têm poltronas estofadas com apoio de cabeça e conectividade por meio de entradas USB, monitores instalados no teto, rádio e alto falantes. Os veículos possuem seis câmeras, sendo duas com infravermelho.

Em vez de espelhos retrovisores, há duas câmeras de alta definição, que cobrem um campo de visão maior e permitem que os motoristas vejam pontos cegos.

Os VLPs de São José também possuem um sistema UV-C de desinfecção do ar instalado no ar-condicionado, acabamento com aditivos antimicrobianos nas poltronas, balaústres e pega mãos.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Clara disse:

    Que coisa, sempre as regiões mais populosas, que nada, onde vive as pessoas com maior poder aquisitivo E isso que importa o resto é resto. A cidade sempre bonita pra essas regiões e as outras largadas. Essa gente pensa que engana as pessoas e vocês acham que estão enganando a quem? Quando alguém ver a cidade como um todo darei graças. Quando chega às eleições são os bairros mais pobres que vão procurar pra pedir voto.

  2. Eliezer natalino dos santos disse:

    Espero que a população de são José sinta.se satisfeita com esses ônibus..porque os atuais deixam muito mas muito a desejar..

  3. Luis Claudio Aparecido Marini disse:

    Parabéns a cidade de São José dos Campos em respeito ao meio ambiente abraços

  4. Noelluizdasilva disse:

    Que recorde é esse kkkk, passagem de graça até eu…

  5. Osmar Cardoso Barros disse:

    Ônibus para transporte de pessoas nas cidades não é bom!Ao invés dessas porcarias à 50 por hora coloquem trem

Deixe uma resposta