Urbes-Sorocaba anuncia 10 bilheterias de autoatendimento nos Terminais Santo Antônio e São Paulo

Utilização do Cittamobi poderá ser estendido aos usuários das linhas operadas pela City, integrando todo o sistema

Ao todo serão 17 dispositivos, dos quais dez começam a operar em fase de teste na quarta-feira (27), cinco em cada um dos dois terminais

ALEXANDRE PELEGI

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, anunciou que está prestes a instalar 17 bilheterias de autoatendimento nos Terminais Santo Antônio (TSA) e São Paulo (TSP).

Nesta quarta-feira, 27 de abril de 2022, os dez primeiros dispositivos começam a operar em fase de teste, cinco em cada um dos dois terminais.

O diretor-presidente da Urbes, Sérgio Barreto, relata que a empresa municipal vem tomando providências no sentido de diminuir o tempo de atendimento nas bilheterias dos terminais. Dentre as medidas está o reforço do número de atendentes nos horários de maior demanda e, mais do que isso, já está configurando as máquinas para início do autoatendimento na compra de passes. “O objetivo é a qualidade do atendimento, sempre ligado ao que há de mais moderno no mercado”, aponta Barreto.

A estimativa da Urbes é que as máquinas comecem a ser instaladas no início da próxima semana, como mais uma alternativa aos usuários do transporte público.

OUTRAS MEDIDAS

Para agilizar a compra de bilhetes pelo usuário do transporte público na cidade está em preparação outra medida da Urbes.

De acordo com a empresa duas vans, com equipe de venda de bilhetes, funcionarão como unidades volantes e serão direcionadas a pontos ou terminais em que for constatado aumento da demanda na aquisição de passagens.

A previsão é que esse serviço esteja disponível dentro de uma semana.

Além disso, a Urbes está modernizando seu site, a fim de providenciar também a compra de bilhetes, via cartão de crédito ou débito. “O site será todo redesenhado, focado em serviços à população, e deve ficar pronto em até dois meses. Porém, antes mesmo disso, em menos de 30 dias, já devemos possibilitar esse tipo de compra no site atual. Assim, o usuário poderá comprar o bilhete de qualquer lugar onde esteja, seja em casa, no trabalho ou, mesmo, na rua, tudo pelo celular, inclusive”, adianta o diretor-presidente da Urbes.

Os usuários das linhas operadas pelas concessionárias BRT e Consor já podem comprar os passes via aplicativo Cittamobi, baixado diretamente no celular. A Urbes realiza estudos para estender a utilização desse aplicativo também aos usuários das linhas operadas pela empresa City, integrando todo o sistema.

MELHORIAS NAS LINHAS

Todas as linhas do transporte coletivo são monitoradas diariamente e em período integral, pelas equipes das três operadoras responsáveis, ConSor, City e BRT Sorocaba, além da Urbes – Trânsito e Transportes.

A intervenção operacional, se necessário, ocorre por meio da inserção de viagens adicionais (extras) e, mantendo-se a procura por parte dos passageiros, essas viagens adicionais permanecem definitivamente na programação daquela determinada linha.

Com isso, já foram realizadas alterações e melhorias em diversas linhas, como: (03) Nova Esperança; (05) Vila Carvalho / Vila Fiori; (06) Barcelona; (10) Senac; (14) Santa Rosália; (25) Itavuvu; (T30) Brigadeiro Tobias; (T31) Cajuru; (45) Retiro São João; (47) Barcelona; (52) Cidade Universitária; (55) Rodrigo; (65) Campolim; (66) Ipatinga; (68) Sol Nascente; (110) Vitória Régia; (T140) Terminal Santo Antônio / Terminal Vitória Régia; (D200) Norte x Sul; (303) Interbairros 3 e (307) Interbairros 7.

Em geral, informa a Urbes, os grandes fluxos são registrados nas linhas que atendem aos principais corredores do transporte público, isto é, as principais avenidas da cidade. Quanto ao movimento de passageiros, há registro de maior utilização nos períodos de pagamento/vale ou datas que antecedem e sucedem feriados.

Quanto a atrasos ou lotações, quando ocorrem, podem ser provocados, ainda, por ocorrências adversas à operação, como, por exemplo, acidentes de trânsito e veículos de passeio parados na rua por alguma falha técnica.

FROTA

A Urbes informa ainda que as operadoras do transporte público em Sorocaba continuam adquirindo novos ônibus zero quilômetro para compor as frotas.

Os veículos estão sendo substituídos por outros mais modernos e tecnológicos, equipados com ar-condicionado, rede de internet sem fio e entrada USB para carregamento de celular e eletrônicos, além de serem mais espaçosos e oferecerem maior capacidade de passageiros.

Até início de maio, informa o comunicado, mais novos e maiores ônibus serão incorporados ao sistema, para melhorias das linhas, tais como as que atendem à Zona Industrial do Éden e Cajuru.

“O município de Sorocaba opera, hoje, com 100% da frota do transporte coletivo. Atualmente, são 371 ônibus em operação, sendo 31 articulados e 29 superarticulados, com capacidade de transporte para até 660.671 passageiros/dia útil, bem acima da demanda (mais de quatro vezes maior), que é de 155 mil passageiros/dia útil, em média. São 118 linhas operantes e 2.425.230 viagens/ano”, informa a Urbes.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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