Lisboa terá transporte gratuito para jovens e idosos
Publicado em: 22 de abril de 2022

Medida aprovada pela Câmara da cidade deverá passar a valer entre junho e julho, com custo aproximado de 14,9 milhões de euros por ano até dezembro de 2025
ALEXANDRE PELEGI
A Câmara de Lisboa, em Portugal, aprovou por unanimidade nessa quinta-feira, 21 de abril de 2022, a gratuidade nos transportes públicos municipais para jovens e idosos moradores da cidade.
A decisão foi anunciada pelo presidente da Casa, Carlos Moedas, responsável pela administração pública na capital portuguesa. A função que ele ocupa é similar à de prefeito no Brasil.
Após a sessão que cravou a nova medida, Moedas concedeu entrevista coletiva, em que estimou prazos para o incremento da decisão. Ele afirmou que estima que em junho ou julho a gratuidade nos coletivos para as pessoas com mais de 65 anos já esteja em vigor. Para os estudantes, a gratuidade deve ser alcançada até setembro.
A medida decorre de acordo entre o município e a empresa TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa, cuja validade será até 31 de dezembro de 2025.
A gratuidade nos transportes da capital Lisboa já beneficia as crianças até aos 12 anos, nas redes do Metropolitano e da Carris, desde 2017.
Com a nova medida, passam a usufruir do benefício os jovens entre 13 e 18 anos, estudantes universitários até os 23 anos e os idosos com mais de 65 anos.
A estimativa é que a medida tenha um custo máximo de 6,226 milhões de euros ainda este ano. A partir de 2023 e até 2025, a despesa estimada deverá atingir até 14,9 milhões de euros por ano.
TRANSPORTE ESSENCIAL
Carlos Moedas celebrou a gratuidade nos transportes como a ação mais importante do seu mandato. Na entrevista concedida nessa quinta (21) ele disse acreditar que a medida pode mudar a maneira como hoje as cidades estão organizadas “já que os meios de transporte público devem ser vistos como essenciais”.
“Estamos a ser pioneiros, de certa forma, na Europa; estamos a ser aqueles a tomar uma medida que tem um efeito direto no combate às mudanças climáticas, mas estamos também socialmente num momento em que os preços de combustíveis estão a subir, que a energia está a subir, que as pessoas estão a sofrer, que temos a guerra aqui na Europa”, explicou o prefeito em coletiva de imprensa.
Para o prefeito, a gratuidade também ajudará no combate às mudanças climáticas, uma vez que pode fazer com que mais pessoas decidam trocar seus automóveis pelo transporte público.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes