Goal Systems e GVBUS fecham parceria para otimizar transporte na Região Metropolitana de Vitória (ES)

Murilo Lara é membro do Comitê de Gestão do GVBUS.

Novo contrato visa prover eficiência no planejamento operacional das 11 empresas do sistema Transcol, por meio do dimensionamento otimizado dos veículos e motoristas necessários à operação

ALEXANDRE PELEGI

A Goal Systems, empresa de software de otimização e planejamento para a indústria do transporte de passageiros, acaba de anunciar parceria com o GVBUS – Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória.

O sindicato representa as 11 companhias operadoras do Sistema Transcol: Metropolitana, Praia Sol, Vereda, Serramar, Serrana, Expresso Santa Paula, Santa Zita, Nova, Granvitur, Unimar e Satélite.

Com prazo de vigência de 60 meses, o contrato visa fornecer o sistema de otimização do planejamento de material (veículos) e recursos (motoristas). O sistema será disponibilizado na modalidade SaaS (Software como Serviço, em nuvem) por meio da solução GoalBus, parte da ferramenta Goal Systems.

A GVBUS estima que com a parceria terá mais eficiência em seu planejamento operacional, por meio do dimensionamento otimizado dos veículos e motoristas necessários à operação do transporte público na Região Metropolitana de Vitória-ES.

Segundo o comunicado oficial da empresa de software, outra meta é aprimorar o fluxo de planejamento, contemplando todas as etapas e processos necessários com a participação do órgão regulador.

Estão previstas também outras metas, como cumprir o maior número possível de regras e restrições operacionais e trabalhistas; realizar de forma ágil distintas simulações de cenários de planejamento operacional; dimensionar de maneira otimizada a oferta (veículos, linhas e quadros de horários), com base no comportamento da demanda (passageiros); e tornar a operação do transporte público na região mais sustentável a partir da melhoria contínua da prestação do serviço ao cliente.

A frota operante do transporte coletivo da Grande Vitória engloba 1.423 ônibus, entre articulados, convencionais e micro-ônibus que atendem ao serviço Seletivo, que fazem circular 333 linhas.

No total, são transportados cerca de 14,1 milhões de passageiros/mês, sendo percorrido 8,9 milhões de quilômetros/mês.

Para o diretor comercial para a América Latina e diretor geral para o Brasil da Goal Systems, Romano Garcia, a parceria com o GVBus é um marco na história da companhia no país.

Para o diretor comercial para a América Latina e diretor geral para o Brasil da Goal Systems, Romano Garcia, “o contrato com a GVBus reafirma a importância da nossa presença no país desde 2013. Conhecemos bem a realidade local do transporte público e sabemos quais são os principais desafios de operadores e órgãos gestores. Nossa experiência de 30 anos em projetos similares pelo mundo é um grande diferencial que nos leva a apostar no sucesso dessa parceria”, ressalta Garcia.

O membro do Comitê de Gestão do GVBUS, Murilo Lara, afirma que a parceria vem em um momento em que a cidade de Vitória se recupera das mudanças dos anos anteriores, fazendo com que a empresa se adeque para atender melhor aos seus clientes.

“O transporte público na RM de Vitória vem passando por transformações muito rápidas e impactantes nos últimos anos, agravadas pela pandemia. O GVbus se reinventou durante os dois últimos anos e a iniciativa de otimizar o planejamento está em linha com a estratégia de autossustentabilidade do nosso negócio para os próximos anos. Os diversos clientes atendidos pela Goal Systems no Brasil nos motivaram a fechar esta parceria, que objetiva a otimização do planejamento de todo o sistema Transcol”, finaliza Lara.

A Goal Systems, empresa mundial em software de otimização e planejamento para o setor de transporte de passageiros (ônibus, trem e metrô), é uma empresa espanhola fundada em 1992, presente em 25 países espalhados por cinco continentes.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta