Marcopolo exporta 300 ônibus para Chile, dos quais, 77 eletrificados

Veículos são para setor de mineração

ADAMO BAZANI

A Marcopolo informou que vai fornecer  300 ônibus para o serviço de fretamento no transporte de funcionários da empresa Codelco, maior produtora de cobre do mundo.

As companhias Renta Bus (Link) e Buses JM contratadas para o serviço adquiriram 300 ônibus e micro-ônibus Marcopolo dos modelos Viaggio 900 e , como destaque, 77 unidades do Senior eletrificado.

Os novos ônibus já começaram a ser entregues pela Epysa, representante Marcopolo no Chile e foram destinados às divisões El Teniente (cidade de Rancagua, região de O’Higgins) e Andina (cidade de Los Andes, região de Valparaíso) da Codelco. As entregas serão concluídas até o mês de agosto.

“Esse novo negócio demonstra a força da marca Marcopolo no Chile e em outros importantes países da América Latina. No ano passado participamos de uma licitação da empresa Mineradora Codelco, conquistamos a preferência dos operadores LINK e Buses JM, e vamos fornecer 80% do volume total licitado, inclusive com o inédito modelo Senior com chassi eletrificado”, disse, em nota, o diretor de Operações Internacionais e Comerciais ME, André Vidal Armaganijan.

CHASSIS ELETRIFICADOS:

Na mesma nota, a Marcopolo explicou que dos 300 novos veículos, 77 são do modelo Senior Fretamento – com chassis eletrificados pela empresa Reborn – dos quais 20 já foram entregues para a Renta Bus (Link). O

A empresa diz que os micro-ônibus contam com revestimentos laterais externos de fibra de vidro, estrutura inferior de aço inox para atender às necessidades dos clientes e aumentar ainda mais o padrão de qualidade e resistência.

Com capacidade para 24 passageiros sentados em poltronas Executiva 940, são equipados com sistema de ar-condicionado Valeo CC175 split com condensador na traseira – desenvolvimento inédito para a linha Senior e feito especialmente para a Renta Bus (Link), viação que possui 95% de sua frota com modelos Marcopolo. As unidades contam ainda com cortinas, itinerário eletrônico, bagageiro para armazenamento das baterias, porta-copos, porta-pacotes, calefação e cintos de segurança de três pontos.

223 ônibus Viaggio 900

A Marcopolo informa ainda que dos 223 ônibus Viaggio 900 fornecidos, 146 serão entregues à Renta Bus (Link) e 77 para a Buses JM. As 146 unidades da Renta Bus (Link) têm 48 poltronas do modelo Executiva 1060, com cinto de três pontos para mais segurança.

Em razão das características das vias por onde passam, cobertas com neve durante um longo período do ano, os veículos têm estrutura inferior da carroceria desenvolvida em aço inox, com maior resistência à corrosão, e chapeamento inferior da carroceria também em aço inox, sendo a proteção anticorrosiva mais elevada já aplicada pela Marcopolo.

Para mais conforto, os ônibus contam com sistema de ar-condicionado Valeo CC300S, com condensador instalado no bagageiro, instalação de pré-aquecedor para água da calefação e ar pressurizado nos bagageiros para impedir a entrada de pó, além de painel indicador de poltrona que não está com o cinto de segurança afivelado, sensor de estacionamento, faróis auxiliares de marcha ré em LED.

Os 77 ônibus Viaggio 900 entregues à empresa Buses JM, tradicional compradora da  Marcopolo e que possui frota com mais de 70% de modelos da marca brasileira, têm  capacidade para 40 passageiros sentados e  contam com poltronas Executiva 1060, com cintos de segurança de três pontos, sistema de ar-condicionado Valeo CC356, painel indicador de poltrona que não está com o cinto de segurança afivelado, sensor de estacionamento e faróis auxiliares de marcha ré em LED.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes 

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. vagligeiro disse:

    painel indicador de poltrona que não está com o cinto de segurança afivelado

    Imagine se a moda pega no Brasil? :p

Deixe uma resposta