Ícone do site Diário do Transporte

Greve do Metrô de BH entra no segundo dia nesta terça (22)

Sindicato da categoria descumpre ordem judicial de operação

ADAMO BAZANI

Pelo segundo dia, nesta terça-feira, 22 de março de 2022, uma greve de metroviários prejudica a população de Belo Horizonte.

Segundo a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), ao menos 70 mil passageiros são afetados.

Foram feitos esquemas especiais com ônibus para minimizar os impactos.

Os metroviários só trabalham das 10h às 17h.

Isso contrataria decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT)  que determinou, na última semana, operação  nos horários de pico: entre 5h30 e 10h e das 16h30 às 20h. A multa é de R$ 30 mil por dia.

A categoria é contra a Resolução 206 do Conselho do Programa de Parceria de Investimentos (CCPI), que prevê a desestatização do metrô e impede a transferência dos funcionários da CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos de  BH para outras localidades onde a estatal opera.

O Governo Federal pretende conceder a CBTU de BH ainda primeiro semestre de 2022.

As greves do Metrô de BH por causa da privatização têm ocorrido desde o ano passado.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

 

Sair da versão mobile