Teresina (PI) transfere bilhetagem eletrônica para empresa pública

Foto: Felipe Rodrigues/Ônibus Brasil

Projeto que repassou a atribuição para a Eturb foi aprovado pela Câmara Municipal no dia 15 de fevereiro

ALEXANDRE PELEGI

A bilhetagem eletrônica do sistema de transporte coletivo de Teresina será responsabilidade agora da Eturb – Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano.

O prefeito da capital piauiense, Dr Pessoa, sancionou no dia 24 de fevereiro de 2022 Projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal de Teresina que autoriza a transferência.

A Lei 5.705 foi publicada no Diário Oficial do Município, e altera um artigo da Lei nº 1.485, de 1975, que dispõe sobre as atribuições da empresa municipal Eturb.

A Lei inseriu texto que determina que caberá à empresa “a emissão e comercialização de meios de pagamento das tarifas em geral dos serviços de transporte público de passageiros”.

A bilhetagem eletrônica era de responsabilidade do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut).

O Sindicato das empresas reclama da Lei, que redundou de acordo firmado entre a Prefeitura e a entidade em outubro de 2021. Apesar de não ser contra a medida, o Setut reage afirmando que o acordo era apenas para a operacionalização do sistema de bilhetagem, e não a comercialização dos créditos.


Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
   
Assine
     
Comentários

Deixe uma resposta