Teresina (PI) transfere bilhetagem eletrônica para empresa pública
Publicado em: 28 de fevereiro de 2022

Projeto que repassou a atribuição para a Eturb foi aprovado pela Câmara Municipal no dia 15 de fevereiro
ALEXANDRE PELEGI
A bilhetagem eletrônica do sistema de transporte coletivo de Teresina será responsabilidade agora da Eturb – Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano.
O prefeito da capital piauiense, Dr Pessoa, sancionou no dia 24 de fevereiro de 2022 Projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal de Teresina que autoriza a transferência.
A Lei 5.705 foi publicada no Diário Oficial do Município, e altera um artigo da Lei nº 1.485, de 1975, que dispõe sobre as atribuições da empresa municipal Eturb.
A Lei inseriu texto que determina que caberá à empresa “a emissão e comercialização de meios de pagamento das tarifas em geral dos serviços de transporte público de passageiros”.
A bilhetagem eletrônica era de responsabilidade do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut).
O Sindicato das empresas reclama da Lei, que redundou de acordo firmado entre a Prefeitura e a entidade em outubro de 2021. Apesar de não ser contra a medida, o Setut reage afirmando que o acordo era apenas para a operacionalização do sistema de bilhetagem, e não a comercialização dos créditos.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes