Tarifa de ônibus de João Pessoa (PB) sobe para R$ 4,40 a partir deste sábado (26)
Publicado em: 25 de fevereiro de 2022

Reajuste aprovado é de 6%
JESSICA MARQUES
A tarifa de ônibus de João Pessoa, na Paraíba, vai subir para R$ 4,40 a partir deste sábado, 26 de fevereiro de 2022.
O aumento foi aprovado pelo CMMU (Conselho Municipal de Mobilidade Urbana), que se reuniu na tarde desta sexta-feira (25), para discutir assuntos relacionados ao transporte público e trânsito de João Pessoa.
Na ocasião, o grupo fez a avaliação do equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão, culminando na votação do novo valor da tarifa.
Segundo a Prefeitura, levou-se em consideração, principalmente, o aumento de 46% no preço do óleo diesel e dos outros custos operacionais (rodagem, manutenção de peças e acessórios). Com isso, o aumento foi aprovado por 12 votos a 1.
Além do reajuste, ficaram definidas algumas medidas com o objetivo de melhorar a operação do transporte coletivo na cidade.
Confira as medidas:
– Aumento de 364 para 386 o número de ônibus circulando;
– Aumento de 70 linhas para 74;
– Aumento de 2.600 para 2.760 viagens em dias úteis;
– Ampliação da integração temporal para uma hora a contar da leitura do cartão;
– Redução da idade média dos ônibus, de 9 para 6 anos.
– Melhoria na operação noturna, ampliando o horário de funcionamento de várias linhas;
– Melhoria na operação de finais de semana, especialmente aos domingos.
CMMU
O Conselho de Mobilidade Urbana de João Pessoa é formado por representantes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob); Secretaria de Planejamento (Seplan); Secretaria de Infraestrutura (Seinfra); Secretaria de Meio Ambiente (Semam); Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e Secretaria Executiva do Orçamento Participativo (SEPP).
Também integram o Conselho a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP); o Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários e Trabalhadores em Transportes Urbanos de Passageiros de João Pessoa; Junta Governativa do Sindicato dos Motoristas; Sindicato de Transportes Urbanos de João Pessoa (Sintur-JP); Diretório Central dos Estudantes da UFPB (DCE/UFPB); Conselho Universitário de Carteiras (CUC); representante universitário da rede privada; Conselho Metropolitano de Carteiras de Estudantes (CMCE); e representante secundarista da rede pública e privada.
Jessica Marques para o Diário do Transporte