Pista local da Marginal Tietê terá duas faixas liberadas na região de acidente em obras da linha 6 de Metrô
Publicado em: 25 de fevereiro de 2022

Em 1º de fevereiro, rede de esgoto se rompeu e invadiu a obra nas proximidades da ponte do Piqueri
ADAMO BAZANI
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Sabesp e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informaram que, a partir das 17h desta sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022, serão liberadas duas faixas da pista local da Marginal Tietê, na região do acidente com a rede de esgoto que passa pelas obras da linha 6-Laranja de Metrô.
O rompimento da rede ocorreu no dia 1º de fevereiro e gerou uma cratera na pista local, além de ter provocado a inundação do túnel por onde passarão os trens e de ter danificado o chamando tatuzão, que faz a abertura do caminho.
O bloqueio teve de ser feito na pista local do sentido Ayrton Senna da Marginal Tietê. A pista central teve de ser fechada também, mas foi liberada no dia 15.
Segundo a STM e a Sabesp, os serviços de reparo foram realizados pela Linha Uni, responsável pelas obras da Linha 6-Laranja de metrô, e próximos ao local do acidente.
A Sabesp está implantando tubulação provisória na Ponte da Casa Verde, a exemplo da que já existe na Ponte da Freguesia, para esgotamento do interceptor ITi-7. O volume remanescente no interceptor desde o dia do acidente está sendo transferido para o ITi-2, que também passou a receber esgoto para encaminhar para tratamento na ETE Barueri.
A Secretaria de Transportes Metropolitanos e a Sabesp ainda acompanham o andamento dos trabalhos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) para apurar os fatos e possíveis causas do acidente. – diz a nota.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou que mesmo com a liberação das faixas, permanece em operação o desvio criado na região como alternativa.
A Marginal Tietê, sentido Ayrton Senna, tem duas faixas da pista local liberadas para o tráfego dos veículos nesta sexta, 25/02, a partir das 17 horas. A Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos e a Sabesp comunicaram a abertura da via e os agentes de trânsito da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego – realizarão operação e monitoramento do trânsito ao longo de todo trecho.
O desvio provisório pela Rua Aquinos permanece funcionando. Os automóveis, motos e ônibus com destino a Rodovia Ayrton Senna, que trafegam pela pista local da Marginal, poderão continuar acessando a Rua Cenno Sbrighi, Rua Aquinos e seguirem em frente pelo desvio construído para voltar à Marginal Tietê.
Já os caminhões, estão sendo orientados a trafegar pelas pistas expressa e central. Os caminhões não serão impedidos de trafegar pelas faixas da local, porém, devem evitar esse acesso devido às obras que ainda permanecem na via. Os motoristas que desejarem podem acessar a Rua Cenno Sbrighi, Avenida Ermano Marchetti, Praça Pedro Corazza, Avenida Comendador Martinelli, Rua Barão de Pombalinho e retorno à Marginal.
A Rua Cenno Sbrighi se mantém mão única até a Rua Wladimir Herzog para facilitar o acesso à região.
Os motoristas que quiserem, também, poderão acessar as avenidas Ermano Marchetti e Marquês de São Vicente como opção de desvio à pista local da Marginal Tietê.
Os agentes de trânsito estão pelo local para orientar os motoristas sobre os desvios. Há painéis eletrônicos informativos, faixas e banners, alertando sobre a via alternativa.
Ainda há duas faixas da pista local interditadas.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes