Estações da Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo ficam fechadas até 14h de domingo (27)

Funcionamento do sistema será normal nos demais dias do período de Carnaval, com as estações abrindo às 4h40 e fechando à meia-noite. Foto: Diário do Transporte.

Na ocasião, serão feitos testes do novo sistema de sinalização e controle de trens

JESSICA MARQUES

As estações da Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo vão ficar fechadas até as 14h deste domingo, 27 de fevereiro de 2022.

Segundo a companhia, a medida é necessária para a realização de testes do novo sistema de Sinalização e Controle de Trens (CBTC).

Assim, para atender os passageiros da Linha 1- Azul entre 4h40 e 14h, o Metrô disponibilizará gratuitamente os ônibus PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que vão percorrer o trecho entre Jabaquara e Tucuruvi, em ambos os sentidos.

Por sua vez, no sábado, todo o sistema funcionará sem nenhuma alteração prevista. Nos demais dias do Carnaval, a operação também será normal.

“O Metrô, como de hábito, vai monitorar atentamente a circulação de passageiros durante os dias de Carnaval, entre o sábado, dia 26, e a quarta-feira, 2 de março, e, se necessário, injetar mais trens que o previsto em programação para atender as pessoas que se deslocarão aos terminais rodoviários do Tietê, Jabaquara e Barra Funda ou mesmo em passeios pela capital. Para aumentar com rapidez a oferta de viagens, o Metrô deixará trens em condições operacionais nos pátios Jabaquara (Linha 1- Azul), Tamanduateí (Linha 2- Verde), Itaquera (Linha 3- Vermelha) e 15- Prata (Oratório)”, informou a companhia, em nota.

Para orientar os passageiros sobre esta alteração no serviço do domingo, o Metrô informou que emitirá mensagens sonoras pelas estações e trens, além de afixar cartazes nas estações e veicular mensagens nas redes sociais.

CBTC

O CBTC foi instalado na Linha 1-Azul e agora passa pelos testes dinâmicos que vão permitir a troca definitiva dos sistemas de sinalização e controle de trens.

“Com seu funcionamento será possível melhorar a circulação e a regularidade dos trens, diminuindo de forma segura a distância entre as composições e reduzindo o intervalo entre elas, graças à circulação de mais composições simultaneamente”, detalhou o Metrô, em nota.

O sistema já foi implantado na Linha 2-Verde e vem sendo colocado também na 3-Vermelha. A Linha 15-Prata já foi construída com essa tecnologia.

OPERAÇÃO NO CARNAVAL

Na segunda (28) e terça-feira (1° de março) não há previsão de mudanças no funcionamento das estações e as linhas 1- Azul e 3- Vermelha.

Ambas as linhas, que concentram a maioria dos passageiros que circulam pelo sistema, terão intervalo médio entre trens (nos horários de pico-manhã e pico-tarde) de aproximadamente quatro minutos. Na quarta-feira, com exceção da estação Jardim Colonial, na Linha 15- Prata, todas as estações abrirão às 4h40.

Dúvidas podem ser tiradas por telefone (0800 7707722) na Central de Informações do Metrô, que atende diariamente entre 8h e 20h.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
   
Assine
     
Comentários

Deixe uma resposta