Mercedes-Benz tem alta de 13% nas exportações de ônibus

Ao todo, 3.129 chassis foram comercializados para o exterior

JESSICA MARQUES

A Mercedes-Benz do Brasil informou nesta terça-feira, 22 de fevereiro de 2022, que registrou uma alta de 13% nas exportações de ônibus.

Em 2021, a fabricante exportou 3.129 chassis de ônibus para países da América Latina e de mercados Overseas, como o MENA (Oriente Médio e Norte da África).

O montante representa mais de 13% de crescimento na comparação com as 2.761 unidades de 2020.

No total, a Mercedes-Benz do Brasil exportou 11.155 veículos comerciais em 2021, com aumento de 53% nas vendas sobre o ano anterior.

Por sua vez, a alta foi de 77% exportações de caminhões em 2021, em relação ao ano anterior.

Nos 12 meses do ano passado, a fabricante enviou 8.026 unidades para países da América Latina e de mercados Overseas, como o MENA (Oriente Médio e Norte da África), frente a 4.530 caminhões em 2020.

“Esses números consolidam a Mercedes-Benz do Brasil como uma das maiores exportadoras de veículos comerciais do País, reafirmando uma tradição de mais de 60 anos de vendas de seus ônibus e caminhões para o mercado internacional”, afirmou o presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, Achim Puchert. “Apesar dos desafios de abastecimento e logística, em conjunto com nossos parceiros focamos em fortalecer ainda mais nosso negócio de exportação”.

CAMINHÕES PARA A AMÉRICA LATINA

A Mercedes-Benz também informou que alcançou um crescimento de 243% nas vendas de caminhões a países da América Latina, com exceção da Argentina, que é atendida pela área de mercados Overseas.

Segundo a fabricante, foram 2.810 caminhões para mercados da região no ano passado, frente a 819 de 2020.

Já com relação a chassis de ônibus, foram exportadas 821 unidades, cerca de 78% a mais em relação às 462 unidades do período anterior.

“Alcançar mais do que o dobro de crescimento nas exportações de caminhões para esse mercado reflete a recuperação muito forte em países como Chile, Peru e Colômbia, devido à alta de preço das commodities no mercado internacional, o que traz muitas vantagens para o agronegócio e a mineração”, afirmou o diretor geral do Centro Regional Daimler América Latina, Jens Burger. A unidade está localizada na fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

“No caso do segmento de ônibus, os efeitos da pandemia, como a redução no número de passageiros, tornam a retomada da normalidade do mercado mais lenta”, detalhou Jens. “Mesmo assim, registramos o incremento de quase 78% nas nossas exportações de chassis Mercedes-Benz. Assim como no Brasil, o setor de fretamento também teve papel importante nas vendas de ônibus na região”.

CENTRO REGIONAL AMÉRICA LATINA

O Centro Regional América Latina foi criado com o objetivo de expandir e desenvolver as marcas de veículos comerciais da Daimler Truck na região.

De acordo com a Mercedes-Benz, a unidade disponibiliza serviço de vendas e de pós-venda totalmente dedicado e exclusivo, oferecendo aos clientes soluções inteligentes para o transporte de cargas e de passageiros por meio de inovação e tecnologia.

A unidade de negócios exporta caminhões e ônibus para mais de 40 países da América do Sul, América Central e Caribe. Atualmente, Chile, Peru, Colômbia, Equador, República Dominicana e El Salvador são os principais mercados cobertos pelo Centro Regional América Latina.

O Centro Regional América Latina é responsável por intermediar as relações, demandas e necessidades de cada mercado junto à Mercedes-Benz do Brasil e aos escritórios centrais da Daimler Trucks & Buses na Alemanha, EUA, Japão e Índia.

O centro representa os chassis de ônibus produzidos no Brasil e em outras unidades globais da Daimler.

A unidade também representa caminhões Mercedes-Benz fabricados no Brasil e na Alemanha, modelos da Freightliner dos EUA e México, Western Star dos EUA e caminhões FUSO produzidos no Japão e na Índia

Jessica Marques para o Diário do Transporte

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