Sindicato da Sorocabana denuncia descaso com funcionários da CPTM e ViaMobilidade
Publicado em: 17 de fevereiro de 2022

Entidade alega que trabalhadores estão sem postos fixos e sendo pressionados a aceitar acordos de trabalho ou pedir demissão
WILLIAN MOREIRA
O Sindicato dos Trabalhadores das Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana divulgou para a imprensa uma nota em que questiona o tratamento recebido por funcionários da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que atuam ou atuavam nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, agora administradas pela concessionária ViaMobilidade.
De acordo com a entidade, colaboradores da estatal ainda trabalham nas linhas concedidas, especialmente nas bilheterias, e vêm sendo destratados pelos funcionários da empresa privada.
Outro problema seria a falta de decisão por parte da CPTM. A companhia não definiu, segundo o sindicato, em quais postos vai colocar estes profissionais nas demais linhas.
Com isso, os ferroviários estão sem um posto de trabalho fixo, sendo vítimas de pressão para aceitar acordos trabalhistas ou desistir da carreira, pedindo desligamento.
Uma parcela destes funcionários deve atuar para a concessionária, empregados pela empresa estatal ainda por alguns meses, já que problemas na implantação do Cartão TOP atrasaram o fechamento das bilheterias, programado para acontecer até o final de 2021 e que se encontra suspenso.
O Sindicato da Sorocabana afirmou ter acionado o MPT (Ministério Público do Trabalho) para apurar as denúncias realizadas pela entidade.
“Grande parte dos trabalhadores que atuavam nas duas linhas segue sem saber seu rumo, sem saber onde serão seus postos fixos de trabalho – e, pior: seguem sendo pressionados a aceitar qualquer acordo que a empresa ofereça ou a desistir da carreira. Parece uma piada de mau gosto, mas é a realidade. Ferroviários estão sendo incentivados a pedir para sair da companhia de trens, abrindo mão de diversos direitos. E tudo porque a CPTM não oferece o mínimo de atenção e cuidado aos seus funcionários. É uma situação extremamente injusta. Por isso, a luta sindical buscará garantir o respeito à vida profissional desses Ferroviários e de suas famílias, que sofrem com o descaso de uma empresa ligada ao Poder Executivo Estadual.
Há meses, o Sindicato dos Trabalhadores das Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana tem questionado a CPTM sobre o que acontecerá com os Ferroviários das linhas 8 e 9, bem como para onde eles seriam realocados, se seria feito algum acordo para que eles não fossem prejudicados indo para novas instalações, se estava sendo levado em conta o local em que eles residem. Mas nenhuma ação efetiva foi tomada”, diz o sindicato, em parte da nota divulgada.
Procurados pelo Diário do Transporte a respeito das manifestações do sindicato, a concessionária ViaMobilidade disse ter como premissa o diálogo com as entidades sindicais, seja por encontros ou reuniões para entender as questões que envolvam seus colaboradores.
Leia abaixo a nota na íntegra:
“A ViaMobilidade Linhas 8 e 9, responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, tem por premissa manter diálogo constante e transparente com todos os representantes sindicais, para tanto, são realizados encontros e comunicados sistemáticos. Além disso, a ViaMobilidade e a CPTM estão em constante diálogo para entender e dar encaminhamento às questões que envolvam seus colaboradores internos e externos.”
Já a CPTM e Secretaria dos Transportes Metropolitanos informaram que não vão se manifestar referente às alegações do sindicato.
Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte
Tudo isso que o estado faz, com a propaganda enganosa do Bolsodória e de novos investimentos e modernização, nada mais é que basicamente trocar a administração das linhas 8 e 9, comprar 34 trens novos, dá um tapa em algumas estações e construir Ambuitá, o resto é arroz com farofa, construir um novo CCO que já tem, construir em eng. SP a infraestrutura que já tem em presidente Altino, construir um prédio administrativo que já também tem em presidente Altino e um almoxarifado na linha 13 para substituir (de novo!) o já existente em presidente Altino.
Bate palma quem quer, apoia quem tapa o olho e acha bonito. Político empresário, sempre vai entrar no governo para trabalhar para empresário. o pupilo dele na prefeitura nem assumiu o segundo mandato e já vai ter aumento de 45%, enquanto o trabalhador, reajuste ZERO, mas há quem aplauda.
Funcionários na ViaMobilidade maltratando funcionários da CPTM? Tudo isso é mentira e ódio da concessão contra seus funcionários.
Falar que muitos funcionários da ViaMobilidade foram hostilizados por funcionários da CPTM durante a fase de transição