Juiz de Fora (MG) lança aplicativo CittaMobi Acessibilidade para pessoas com deficiência

Apresentação foi feita nesta quarta (16). Foto: Divulgação.

Ferramenta tem como objetivo incluir pessoa com deficiência no transporte público

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Juiz de Fora (MG) lançou nesta quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022, o aplicativo CittaMobi Acessibilidade, para pessoas com deficiência.

O objetivo do aplicativo é promover a inclusão da pessoa com deficiência no transporte público municipal.

Com isso, o passageiro pode descobrir as melhores rotas de deslocamento, utilizar o comando de voz, receber alertas sobre a chegada ao ponto de destino e obstáculos no trajeto, entre outras funcionalidades.

A nova versão do aplicativo inclui a previsão dos horários das linhas do transporte público, com estatísticas e dados em tempo real, além de acesso às melhores rotas de deslocamento, seja via ônibus ou caminhando, checagem sobre os obstáculos no trajeto e um radar com as direções do lugar desejado, através da bússola do celular.

Já para as pessoas com deficiência visual, há o recurso do comando de voz. A funcionalidade informa quais ônibus estão próximos, o momento exato para a descida do veículo e por quais locais o ônibus está passando ao longo do trajeto.

SOBRE O APLICATIVO

O CittaMobi foi desenvolvido a partir de uma demanda da SMU (Secretaria de Mobilidade Urbana). A iniciativa contou com a colaboração de um grupo composto por cinco pessoas com deficiência visual e uma com baixa visão, convidadas pela Secretaria Especial de Direitos Humanos e o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência.

Segundo a Prefeitura, os testes tiveram início em dezembro de 2021 e seguiram até este mês. A partir das ocorrências relatadas, o aplicativo foi sendo reformulado.

O programador Luiz Eduardo Porto possui deficiência visual e foi o responsável pelo desenvolvimento do CittaMobi Acessibilidade. “A ideia surgiu quando fiquei mais de 40 minutos esperando por um ônibus, sem qualquer referência. Pensei que muitos como eu também poderiam passar por esta situação e então procurei as empresas de transporte público da minha cidade. A partir daí, elaboramos um aplicativo que está cada vez melhor, oferecendo auxílio tanto nos percursos dos ônibus quanto nas caminhadas”, disse.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
   
Assine
     
Comentários

Deixe uma resposta