Chuva em Petrópolis (RJ) arrasta carros, ônibus e deixa pelo menos 35 mortos

Bombeiros mantêm buscas em locais onde houve deslizamentos. Foto: Divulgação / CBMERJ.

Prefeitura decretou estado de calamidade pública

JESSICA MARQUES

As fortes chuvas que atingiram Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, arrastaram carros e ônibus nas ruas da cidade. A tragédia deixou pelo menos 35 mortos, segundo a Defesa Civil.

Nesta quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022, o Corpo de Bombeiros ainda mantém buscas nos locais onde houve deslizamentos de terra. Por sua vez, o IML (Instituto Médico Legal), da Polícia Civil, está trabalhando na identificação dos corpos.

A operação do transporte coletivo foi afetada devido às interdições viárias e ônibus danificados. Um ônibus com mais de 20 passageiros chegou a ser arrastado para um rio.

Foram registradas ocorrências no morro da Oficina, no Alto da Serra, em Caxambu, 24 de Maio, Sargento Boening, Moinho Preto, Vila Felipe, Vila Militar, além das ruas Uruguai, Whashington Luiz e Coronel Veiga.

“A Prefeitura de Petrópolis está com todas as equipes mobilizadas para o atendimento às ocorrências. As pessoas estão acolhidas nos pontos de apoio que funcionam em escolas da cidade. Nos locais, a população recebe o suporte de profissionais de Assistência Social, Educação, Saúde, além da Defesa Civil, que está totalmente dedicada ao atendimento aos casos com vítimas. Os agentes atuam em conjunto com o 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros. Equipes da COMDEP e CPTrans também atuam por toda a cidade”, informou a Prefeitura, em nota.

“A Prefeitura está convocando força de trabalho para a frente emergencial que atuará nos serviços de recuperação do município. São necessárias cerca de mil pessoas para as intervenções, com serviço remunerado. O trabalhador deve comparecer na sede da Comdep no Quitandinha, na Av. General Rondon, 400, Quitandinha”, anunciou também.

ANTT

Em nota, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) informou que se solidariza com os familiares das vítimas do forte temporal que atingiu a cidade de Petrópolis.

A agência informa que está monitorando a situação junto à Concessionária que administra o trecho da BR 040, trecho Rio-Petrópolis-Juiz de Fora.

“Ontem, à noite, no km 83, da pista da subida da Serra de Petrópolis, uma rocha, junto com muita terra e vegetação, desceram da encosta do trecho, obstruindo a rodovia. Equipes da concessionária iniciaram imediatamente a desobstrução e, em uma hora, retiraram esse material e a pista voltou a ter trafegabilidade.”A ANTT ressaltou ainda que se coloca à disposição das autoridades locais para mitigar os efeitos da chuva e se coloca também à disposição da população pelos canais da Ouvidoria: telefone 166; Whatsapp (61) 99688-4306; ou pelo e-mail: ouvidoria@antt.gov.br.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
   
Assine
     
Comentários

Deixe uma resposta