Câmara de Belo Horizonte (MG) entra na Justiça contra Prefeitura e empresas de ônibus
Publicado em: 15 de fevereiro de 2022

Vereadores querem que comitê para debater os contratos de concessão e tarifa seja reinstalado
WILLIAN MOREIRA
A Câmara Municipal de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, entrou na Justiça contra a Prefeitura e empresas do transporte coletivo urbano.
O objetivo é que seja analisada a sugestão de recriar o Comitê de Repactuação do Contrato dos ônibus e Reformulação de Tarifas de Transporte Coletivo de Belo Horizonte. A informação é do jornal O Tempo.
Por esse motivo, a reunião que estava marcada para segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022, foi cancelada.
No entendimento dos vereadores, o comitê seria capaz de aumentar a transparência nos debates a respeito do valor de tarifa nos ônibus.
A reunião que estava marcada foi adiada para o dia 10 de abril, tempo em que a Câmara, a Prefeitura e as empresas vão buscar o diálogo para propor soluções, especialmente sobre a tarifa.
Ao jornal, o Setra (Sindicato das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros de Belo Horizonte) disse ser favorável a possíveis mudanças no contrato de concessão, já que considera o modelo de remuneração efetuado apenas pelo passageiro usuário do serviço como defasado.
No último encontro, em 07 de fevereiro, as partes não chegaram em um acordo sobre o cálculo no preço da passagem e sobre os valores da gratuidade no transporte.
Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte